O ex-deputado estadual do Paraná Caíto Quintana foi enterrado no Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba, por volta das 17h desta segunda-feira (14). Ele foi velado no mesmo local ao longo do dia.

De acordo com familiares, ele morreu vítima de infarto no domingo (13), em Balneário Camboriú (SC). O político do MDB, que tinha 72 anos, passou mal e chegou a ser levado a um hospital, mas não resistiu.

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) divulgou, na noite de domingo, uma nota de pesar em nome do presidente da Casa, o deputado Ademar Traiano (PSDB).

Na manhã desta segunda, o governador Ratinho Junior (PSD) decretou luto oficial. 

O prefeito Raul Isotton, também lamentou a morte do ex-deputado. "O Caíto Quintana tinha muitos amigos em Dois Vizinhos. Em sua trajetória política sempre foi muito presente em nossa comunidade, participando de algumas decisões junto ao Governo do Estado e que foram muito importantes para nosso município. Os sentimentos do povo duovizinhense à família Quintana e gratidão ao Caíto por tudo o que se empenhou pelo Sudoeste do Paraná, tanto quanto deputado, quanto Chefe da Casa Civil", destacou o Prefeito de Dois Vizinhos.

Perfil

Luiz Carlos Caíto Quintana nasceu em 30 de julho de 1946, em Santo Augusto (RS), formado em Direito, veio para o Paraná em 1966, especificamente para Planalto, Sudoeste do Estado, onde exerceu a profissão de tabelião.

Caíto Quintana disputou sua primeira eleição em 1972, sendo eleito vereador em Planalto, no sudoeste do estado, onde exerceu a presidência da Câmara Municipal e da Associação de Vereadores do Sudoeste do Paraná.

Em 1982, Caíto Quintana foi eleito pela primeira vez deputado estadual com mais de 30 mil votos e exerceu oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa.

No Legislativo Paranaense, foi eleito vice-presidente da Alep em 1999, foi líder da bancada do PMDB, participou de diversas comissões permanentes, como a de Constituição e Justiça, a mais importante da Casa, da qual foi Vice-Presidente.

Desde que assumiu seu primeiro mandato, Caíto Quintana teve uma atuação de destaque na Assembleia Legislativa: foi relator da Constituição do Paraná, em 1989; presidiu a CPI dos Bingos; criou a Comissão Especial do Mercosul, da qual foi também o presidente, além de apresentar inúmeros projetos, proposições e trabalhos em prol dos municípios que representava.

No Executivo, Caíto Quintana foi chefe da Casa Civil em dois governos de Roberto Requião (1991/94 e 2002/06).

As informações do perfil do ex-deputado foram divulgadas pela Alep.

Fonte: Portal Educadora/ G1 Paraná/ Assessoria

Últimas Notícias