A Força Verde esteve nesta terça-feira (15), em Cruzeiro do Iguaçu e em Nova Prata do Iguaçu e outros municípios, realizando uma fiscalização a pescadores e em locais conhecidos como pontos de pesca.

A ação se deu devido ao período de restrição à pesca de espécies nativas no Paraná, conhecido como piracema, que iniciou em primeiro de novembro de 2018 e seguirá até e segue até 28 de fevereiro de 2019. Todas as espécies nativas do Estado são protegidas, como bagre, dourado, jaú, pintado e lambari. É durante esse período que a maioria delas se reproduz.

Considerando o comportamento migratório e de reprodução, a pesca é proibida na bacia hidrográfica do rio Paraná.

Nesta terça-feira (15), foram apreendidos 600 metros de rede dentro do Rio Guarani, em Três Barras, onde é uma área de reserva ecológica e a pesca é proibida. Os responsáveis pelo equipamento não foram localizados.

A pessoa que for flagrada pescando em desacordo com as restrições será enquadrada na lei de crimes ambientais. A multa é de aproximadamente R$700,00 por pescador e mais de R$20,00 por quilo de peixe pescado. Além disso, os materiais de pesca como varas, redes e embarcações, poderão ser apreendidos pelos fiscais.

Até o fim do período de restrição à pesca, as fiscalizações continuam para coibir práticas ilegais. Além da pesca, o transporte e a comercialização também são fiscalizados.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias