O Departamento de Vigilância em Saúde, divulgou na manhã de ontem o resultado do Levantamento Rápido do índice de Infestação por Aedes aegypty (LIRAa). Em Dois Vizinhos o índice de infestação constatado foi de 7,7%, muito acima do índice preconizado pelo Ministério da Saúde (menor que 1%). No mesmo período do ano passado de 2018 o índice era de 7,5%.

Os bairros com números mais alarmantes são Centro Norte com 39% e Sagrada Família com 33%. Outros bairros com índices elevados são Jardim da Colina com 28%; Marcante 25%; e São Francisco de Assis 23%. Na sequencia aparecem Bairro das Torres com 18%; Margarida Galvan 16%; Centro Sul 15%; São Francisco Xavier 14%; e Vitória 12%.

Não há nenhum local da cidade com números abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde. Os bairros com números mais baixos ainda assim estão com alto risco de proliferação. Santa Luiz 7%; Nossa Senhora de Lourdes 6%; Santa Luzia 7%; Esperança 3%; e Bairro da Luz 2,5%.

Os Bairros São Judas e Alto da Colina não aparecem os dados no mapa divulgado.

A Administração Municipal informou que realizou inúmeras atividades de orientação e prevenção em relação a possibilidade de uma nova epidemia de dengue, mas as pessoas não atenderam ao alerta.  Segundo a Diretora do Departamento Adriana Azevedo, “90% dos casos identificados os depósitos são de fácil remoção, como caixas da água, piscinas, calhas, pneus, bromélias, lonas e lixo em geral”. A Prefeitura pediu ainda que a população redobre a atenção em relação a possíveis focos do mosquito, pois o risco é eminente e a fiscalização está sendo efetiva, aplicando multas de responsabilidade com valores elevados, conforme prevê a Legislação Municipal 1566/2010.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias