blog-details
  • 07 Mar 2019

  • Foto: Ivo Pegoraro/JdeB

  • 310

A tradicional Caminhada Internacional na Natureza, promovida pela Secretaria de Turismo de Verê, terá duas edições neste ano. Além da tradicional de setembro, haverá o Circuito Ilha do Santana, dia 26 de maio.
A Ilha do Santana, na comunidade de União da Barra, é um local mítico. Dista apenas seis quilômetros da cidade de Verê. 
A Ilha, que mede quase 18 alqueires, é habitada desde os anos 50 e passou por vários proprietários. O atual, empresário e comunicador duovizinhense Valdir Pagnoncelli, já investiu muito nesse patrimônio ímpar para o Sudoeste, e continua investindo. Ele acaba de reabrir as estradas e está destinando locais para plantios de frutíferas e açudes, além de calçamentos, escadas de pedras e pistas de caminhadas.
Quem participar da caminhada deste ano poderá percorrer toda a ilha, que tem mata nativa nas margens do rio e o restante coberto com reflorestamento de pinus e eucaliptos. 
Valdir Pagnoncelli tem um livro em elaboração sobre a ilha. Além de histórias coletadas das pessoas que ali viveram, ele também fez muita pesquisa, encontrou pedras datadas do século 18 e histórias fantásticas sobre a origem da ilha.
Pra quem gosta de caminhada, natureza e história, é um programa imperdível.

Fonte: Ivo Pegoraro/JdeB 

Últimas Notícias