A Secretaria de Infraestrutura e Logística contratou um estudo sobre origem e destino das cargas e passageiros que circulam pelas estradas do Paraná. O objetivo é conferir maior precisão ao programa de recuperação de rodovias do DER, Departamento de Estradas de Rodagem. O programa inclui obras de conservação, manutenção e sinalização nas rodovias estaduais em substituição às chamadas “operações tapa buraco” de anos anteriores. Richa Filho também afirmou que a economia estadual vive um bom momento com a volta do diálogo entre o governo e a iniciativa privada que cria um cenário favorável para a busca de soluções para a infraestrutura viária. Segundo ele, foram negociados cerca de 15 bilhões de reais.De acordo com o secretário, a PR-323, na região Noroeste, é ideal para esse tipo de parceria. A rodovia, que liga Guaíra e Maringá, é um importante canal de circulação da produção regional e dos caminhões vindos Mato Grosso do Sul em direção aos centros moageiros de trigo paranaenses e ao Porto de Paranaguá. A secretaria estuda a redução da taxa interna de retorno variável das concessões de rodovias para 12 por cento. Oito pontos percentuais a menos que a referência inicial dos contratos. O objetivo é formatar um novo modelo de concessão em que vai estar incluída a cobrança por trecho percorrido através de portais eletrônicos, e não mais na passagem pelo posto de pedágio. Para isso, será usado tecnologias modernas que lêem chips implantados nos veículos.

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