A prefeitura de Dois Vizinhos, através da Secretaria de Saúde divulgou esta semana o balanço da vacinação contra a gripe. De acordo com o balanço, 84,49% do público alvo já foi imunizado na cidade.
De acordo com o Secretário Edson Spiassi, a vacinação contra a gripe tem o objetivo de proteger a população contra as formas graves das infecções provocadas pelo vírus Influenza.
“Se você faz parte do grupo prioritário, vacine-se. Queremos reforçar a importância da prevenção de doenças por meio das vacinas. A vacina contra gripe é segura e reduz complicações que podem produzir casos graves da doença. 
Até o momento as crianças com 81,02 % e as gestantes com 75,90% são o público com menor procura, a campanha contra a gripe só ocorre uma vez por ano, geralmente antes do inverno. De acordo com a Gasieli Richetti do setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, as vacinas são a medida de saúde pública mais bem-sucedida da história da medicina. “Por isso, mais do que uma escolha pessoal ou familiar, vale ressaltar, a opção de que não vacinar um filho traz consequências para a população como um todo. Quando você não vacina o seu filho, está sendo irresponsável com o coletivo. “Destacou. 
O grupo prioritário são pessoas idosas a partir de 60 anos, crianças de seis meses e menores de seis anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, forças de segurança e salvamento, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, os militares e os funcionários do sistema prisional.
Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. 
A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h50min. A campanha segue até o dia 31 deste mês.

Fonte: Assessoria Prefeitura

Últimas Notícias