Na sexta-feira, 28, foi inaugurado o Centro Integrado de Especialidades Microrregional (Ciem) em Dois Vizinhos. O espaço foi instalado na estrutura que, inicialmente, abrigaria a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o objetivo, num futuro próximo, é que a estrutura se torne um braço do Centro Regional de Especialidades (CRE) atendendo os municípios vizinhos.

O atendimento começa na segunda-feira, 1º, com cardiologia, ortopedia, urologia e psiquiatria, além da fisioterapia para pacientes de Dois Vizinhos. A ginecologia e a pediatria seguem sendo atendidas na Secretaria de Saúde. A urgência e emergência segue no Hospital Pró-Vida. “Lembrando que no Ciem só atendemos pessoas que forem encaminhadas pelo clínico geral. Não vai ter pronto atendimento aqui no Ciem, somente serão atendidos quem tiver a guia de referência para o atendimento”, diz Edson Spiassi, secretário de Saúde.

Pronunciamentos

O presidente da Câmara, Douglas Colaço (Pros) disse, no seu discurso, que o Ciem é muito esperado não só pela população de Dois Vizinhos. Já Edson Spiassi fez uma retrospectiva e tratou o momento da inauguração como histórico para o município. “Em 2013, assumimos em uma situação bem difícil. Não tínhamos crédito para pequenas coisas, por exemplo, uma vez precisávamos de uma pilha de balança e não tinha, mas o trabalho, o planejamento, seriedade da administração fez com que conseguíssemos chegar nesse grande momento. Esse dia vai ficar marcado na história. Nós precisamos atender a microrregião e, a partir de hoje, vamos começar a fazer isso. Estamos dando um salto de qualidade na saúde, montando um centro de especialidades e isso começa a trazer a dignidade, a facilidade para o paciente, para o cidadão que está precisando do serviço”, comemorou.

O prefeito em exercício, Dr. Dib Mohamad Nabhan Júnior (PT), que também é médico, falou ainda sobre os 20 anos de atuação na medicina em Dois Vizinhos. “Quando cheguei já se falava em termos um mini CRE e isso hoje se torna realidade. Temos que agradecer o empenho de cada um que colaborou para isso. Dois Vizinhos vinha caminhando para se tornar um polo de saúde e, a partir de agora, conseguimos. Vamos começar atendendo os duovizinhenses e, num futuro próximo,vamos oferecer aos municípios da microrregião”, relatou.

Ele destacou o trâmite para conseguir a transformação da estrutura da UPA em Ciem. “Há tempos estávamos buscando alternativas para manter a UPA, uma vez que o Hospital Pró-Vida estava caminhando bem. Foram pensadas várias saídas e a melhor que se encontrou foi essa de trazer especialistas para morar aqui e poder atender nossa população. Agora, o Pró-Vida absorve a urgência, emergência, internamentos, cirurgias eletivas e precisa ser ampliado. Ele tornaria inviável a UPA, por isso, pensamos em ampliar o hospital e transformar essa estrutura maravilhosa no Centro de Especialidades, atendendo também outras áreas da saúde”, explicou.

A chefe da 8ª Regional de Saúde, Maria Izabel da Cunha, destacou que o Estado quer a descentralização dos atendimentos para os polos microrregionais. “Nossa meta é trabalhar dessa forma com as complexidades e, dentro de um contexto, entendemos que os municípios menores não tem como oferecer esses serviços e é importante que os municípios maiores entendam esse papel que eles tem, trazendo esses serviços mais próximo das pessoas em nível microrregional. Para a população de Dois Vizinhos, o foco desse espaço é a humanização do atendimento, dando contato mais próximo com os profissionais e tendo uma possibilidade de continuidade do cuidado dentro do seu município através da integração com as equipes da atenção primária e queremos, a partir dessa iniciativa, expandir o projeto para outras microrregiões da 8ª Regional de Saúde”, completou.

Ela falou sobre como está a negociação com a Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS) para que o espaço atenda toda a região, numa parceria com o CRE. “Isso está em andamento, estamos planejando. Inicialmente, claro, tinha que começar por Dois Vizinhos para que a gente pudesse, a partir daí, ampliar. Já está em negociação com o consórcio para que os contratos dos profissionais sejam feitos em nível do consórcio e isso facilita o gerenciamento dos recursos”, diz.

Resumo da história

Em 2013, foi assinada a ordem de serviço para a construção da Unidade de Pronto Atendimento em Dois Vizinhos. O investimento, do Governo Federal, foi de aproximadamente R$ 2,8 milhões. Depois de pronto, o espaço nunca entrou em funcionamento em virtude da crise financeira e das mudanças no Governo Federal. Em 2017, a Prefeitura conseguiu transferir a base do Samu no município para o local e começou a trabalhar com a hipótese de abertura de um braço do CRE, em Dois Vizinhos. Depois de um longo período de negociações, em dezembro de 2018, veio a autorização para utilizar a estrutura para outro fim, desde que fosse na área de saúde.

Fonte: Alexandre Baggio/ Jornal de Beltrão

Últimas Notícias