blog-details
  • 05 Jul 2019

  • Foto: Leandro Czerniaski/JdeB

  • 308

O município de Dois Vizinhos tem a produção agropecuária mais valiosa do Sudoeste. É o que apontou o levantamento preliminar do chamado VBP (Valor Bruto da Produção) de 2018, divulgado nesta semana pela Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento). Boa parte dos R$ 971 milhões da produção primária duovizinhense está ligada à cadeia avícola, como o frango de corte, pintinhos e ovos fecundados – as três atividades com maior valor bruto.

Os dados da Seab também mostram a diversificação das principais atividades entre os municípios com maior produção. Em Francisco Beltrão, por exemplo, foram identificados quase 140 produtos, mas a cadeia avícola divide o destaque com o leite; em Chopinzinho, as três maiores produções em valor são a soja, o leite e o frango de corte e em Pato Branco são a soja e pintinhos.

O valor bruto da produção levanta os dados de cada atividade ligada ao campo em todos os municípios do Estado. Para as prefeituras, os dados são importantes, porque integram a base de cálculo do quanto cada município irá receber de retorno de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), com peso de 8% no índice. Por isso os governos municipais ainda podem contestar os dados da Seab, apresentando notas que comprovem a maior produção em determinada atividade para elevar seu VBP antes da publicação do relatório final. O levantamento detalhado por município pode ser acessado no site da Seab: www.agricultura.pr.gov.br

Crescimento de 5%
Quando se olha para a produção regional, o valor da agropecuária do Sudoeste chega a R$ 11,2 bilhões, segundo o relatório da Seab. O número é 5% maior que o registrado em 2017 e as oscilações ficaram bem distribuídas entre os municípios. “Quem dependia mais da produção de peru, por exemplo, teve uma queda no VBP em razão do fim da linha de abates da BRF, por outro lado, municípios mais fortes na produção de soja e trigo registraram aumento, porque as duas culturas foram bem no ano passado”, analisa o técnico do Departamento de Economia Rural da Seab de Francisco Beltrão, Antoninho Fontanella. A produção do Sudoeste representa quase 13% do VBP do Paraná.

Fonte: Leandro Czerniaski/Jornal de Beltrão

Últimas Notícias