Está acontecendo no Centro Comunitário de Boa Esperança do Iguaçu a 16ª edição da Festa Regional das Sementes, promovido pelo Fórum Regional das Organizações e Movimentos Sociais do Campo e da Cidade do Sudoeste do Paraná, tendo como tema “Partilhar sementes, plantar resistência e cultivar o projeto popular”.

A Festa é tradicional na região, realizada anualmente em diferentes municípios e contribui para o resgate e compartilhamento de variedades de plantas e destaca a importância da preservação das sementes na prática da agroecologia.

Programação

Com início às 8h, a Festa Regional das Sementes terá mística de abertura; seguida às 10h, pelo painel sobre o tema deste ano, explanado pela advogada de Curitiba, Naiara Bittencourt. Ainda, no período da manhã, haverá a leitura da Carta Política da Festa das Sementes.

No local também será servido almoço gratuito ao público, às 12h30, em que cada participante deverá levar prato, talheres e copo. Na sequência, às 13h30, o evento segue com música e animação; e às 14h, haverá Romaria das Sementes, que consiste em uma caminhada pelas ruas debatendo o tema ‘Sementes’.

Na sequência, às 14h30, ocorrerá o momento mais aguardado da festa, que é a partilha das sementes. Cada agricultor na ocasião leva o que tem de sementes crioulas, não as de mercado (grãos, ramas, ovos e mudas de plantas medicinais, por exemplo), para troca — sem comercialização. A ideia, segundo ele, é que haja a multiplicação dessas sementes a fim de que não se acabem.

A festa conta com a parceria da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu e a expectativa que cerca de mil pessoas passem pelo Centro Comunitário do município.

Fonte: Portal Educadora/ Diário do Sudoeste

Últimas Notícias