A temperatura despencou nos últimos dias, mas não é por isso que a preocupação com a dengue deve diminuir também. O Departamento de Vigilância em Saúde alerta a população duovizinhense sobre as medidas de prevenção contra a dengue, deve seguir mesmo no inverno.

“O mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, diminui a circulação no período, mas, se os criadouros não forem eliminados, os ovos depositados podem permanecer intacto por meses, eclodindo quando a estação mais quente recomeçar, ou seja, dando início a um novo ciclo do mosquito”, explicou a diretora do departamento Adriana Azevedo.

Em Dois Vizinhos segundo último levantamento (LIRA), realizado no mês de julho o índice de infestação apontou uma queda, de 8,8% para 2,1%, Adriana alerta ainda que este indicador embora esteja em queda não deve ser comemorado. “É muito importante que o índice tenha diminuído, mas não podemos esquecer que o ideal, preconizado pelo Ministério da Saúde é que seja inferior a 1%”, comentou.

O município tem 28 casos notificados, 4 confirmados e 3 em análise. Na 8º Regional de Saúde são 185 casos, e no Estado do Paraná, segundo boletim da Sesa, são 21 casos de morte confirmados por dengue, desde agosto do ano passado.

Já que não existem vacinas ou medicamentos para evitar a dengue, é preciso eliminar os focos de reprodução do inseto. A regra básica é não deixar a água parada em qualquer tipo de recipiente. “Olho vivo em caixas d’água, tonéis, calhas, vasinhos de plantas, garrafas e luminárias externas, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada, é uma taref que depende muito da contribuição da população, pois mais de 60% dos criadouros estão em quintais ou dentro das residências”, reforçou Adriana.

Fonte: Assessoria Prefeitura

Últimas Notícias