A Secretaria de Educação iniciou ontem a entrega dos suplementos do Nutrisus, bem como fortificação de ferro e demais sais minerais aos Centros Municipais de Educação Infantil – CMEI’s do município, que começam a suplementar a alimentação de crianças no próximo dia 29 de julho.

A ação beneficiará cerca 1.400, segundo a nutricionista Analtiele Baldissera Abati, foram entregues mais de 68 ml sachês de suplementação. “O sachê entregue para as creches é composto de 15 micronutrientes, que não alteram o sabor do alimento, e deve ser adicionado uma vez ao dia em uma das refeições oferecidas”. Comentou.

No Brasil, estima-se que uma em cada cinco crianças menores de cinco anos apresenta anemia, sendo mais frequente em menores de dois anos. A expectativa é que a suplementação alimentar reduza este índice. De acordo com o Estudo Nacional de Fortificação da Alimentação Complementar (ENFAC), realizado pelo Ministério em parceria com a USP, a suplementação reduz em 38% os casos de anemia e em 20% a deficiência de ferro após o uso do sachê em pó.

Uma alimentação equilibrada é um dos fatores para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável, “Os primeiros anos de vida configuram-se como um período de intenso crescimento e desenvolvimento, sendo uma fase dependente de vários estímulos para garantir que as crianças cresçam de forma saudável. As práticas alimentares inadequadas de crianças pode representar, desnutrição, excesso de peso e carências específicas de micronutrientes como de ferro, zinco e vitamina A”, alertou.

Fonte: Assessoria Prefeitura

Últimas Notícias