A Secretaria Municipal de Ação Social juntamente com a UTFPR de Pato Branco e Dois Vizinhos, clubes de serviço, entidades representativas e grupos de idosos deve concluir nos próximos meses o diagnóstico que vai apontar quantos idosos existem no município e a situação em que vivem.

A UTFPR campus Dois Vizinhos já tem um levantamento que aponta quantos idosos são, quantos vivem com os filhos, qual a renda e a situação em que vivem, quantos são por faixa etária, mas será aprimorado com informações atualizadas.

Este levantamento faz parte do cronograma exigido pela Organização Mundial da Saúde, que confere o título de “Cidade amiga do idoso”, conforme termo de compromisso assinado pelo Prefeito Raul Camilo Isotton.

Segundo o Secretário de Ação Social, Claudiovani Correia, as estatísticas apontam que em 15 anos, pelo menos 33% da população será considerada idosa, e diante destes dados, a Administração Raul e Dib protocolou junto à Organização Pan-americana e Mundial da Saúde uma carta de intenções para incluir Dois Vizinhos no programa “Cidade amiga do Idoso”

O selo abre os caminhos em busca de programas e recursos federais e até internacionais para serem aplicados em benefício dos idosos.

Em recente encontro na sede da AMSOP, em companhia da Deputada Federal Leandre Dal Ponte (PV), que coordena o projeto junto a outros municípios da região, de representantes da OMS e MDS, o Prefeito Raul Isotton, juntamente com Rosangela de Simões Aguiar – Presidente do Conselho Municipal do Idoso, recebeu o certificado de adesão ao programa.

A partir de então foram cumpridas várias etapas, entre as quais: A instituição do Conselho Municipal do Idoso; a assinatura do decreto instituindo o Conselho Gestor; a assinatura do decreto de nomeação dos membros do conselho; a capacitação EAD – Ensino a Distância de três servidores; e a inclusão dos documentos no site do Ministério do Desenvolvimento Social.

Assim que o diagnóstico estiver concluído, será definido o plano de ação voltado a qualidade de vida dos idosos pelas secretarias da Assistência Social, da educação, da saúde e da secretaria de Planejamento, através da gestão urbana responsável pelas obras de calçadas com rampas de acessibilidade, melhorias nas praças, academias da terceira idade, melhorias nos clubes de idosos, concessão de uso, entre outras.

Todas as ações já existentes e aquelas que estão projetadas serão informadas ao MDS – Ministério do Desenvolvimento Social. Posteriormente virá uma comissão da Organização Mundial da Saúde para fazer a verificação “in-locco”. Se as metas estiverem sendo cumpridas, essa comissão atesta o município como “Cidade Amiga do Idoso”.

As etapas cumpridas por Dois Vizinhos tem sido referência para outros 12 municípios da região que também buscam o selo de cidade amiga do idoso.

Fonte: Assessoria

Últimas Notícias