blog-details
  • 11 Set 2019

  • Foto do céu em Dois Vizinhos por volta das 9h da manhã desta quarta (11).

  • 440

CLIMATEMPO - Nessa época do ano, é comum o predomínio de massas de ar seco sobre o interior dos países da América do Sul, principalmente o Brasil, Bolívia, Paraguai e norte da Argentina. A baixa umidade do ar, a temperatura elevada, a vegetação ressecada e ventos quentes favorecem o surgimento de focos de queimadas pelo interior do continente.

Em determinadas situações, por conta de condições meteorológicas, a fumaça oriunda de regiões do interior do continente pode ser transportada pelos ventos em baixos ou médios níveis da atmosfera.

Na terça-feira (10), a fumaça proveniente de queimadas principalmente no sul do estado do Amazonas, em Rondônia, no Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul e na Bolívia e Paraguai, foi transportada pela circulação dos ventos em baixos níveis para a faixa oeste da região Sul do Brasil.

Fumaça registrada nos aeroportos

CLIMATEMPO - Os aeroportos de Corumbá (MS) e Cuiabá (MT) registraram a presença de fumaça nos arredores durante todo o dia de ontem. Além da fumaça a umidade atinge níveis críticos e a temperatura segue elevada. Em Cuiabá (MT), a temperatura chegou a 40ºC às 15h00. Na Bolívia, também há fumaça registrada nos arredores dos aeroportos de Trinidad, San Ignacio de Velas, Santa Ana de Yacuma, Riberalta, Robore, Puerto Suarez, San Joaquin e San Jose de Chiquitos.

DOIS VIZINHOS

PORTAL EDUCADORA - Na imagem, é possível visualizar como Dois Vizinhos amanheceu nesta quarta-feira (11), ainda com fumaça, como já havia sido registrada ontem. Segundo o Simepar (Sistema de Meteorologia do Paraná), a temperatura mínima hoje foi de 24ºC ao amanhecer e a máxima deve ultrapassar os 31ºC. A umidade do ar, às 8h40min estava em 43%, enquanto que o ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que ela varie entre 50% e 80%.

Últimas Notícias