No final de agosto, o Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado de Administração e da Previdência, anunciou, num edital de concorrência pública, que o Aeroporto de Cruzeiro do Iguaçu seria leiloado pelo valor mínimo de R$ 4 milhões. A notícia pegou as autoridades da microrregião de surpresa, pois desde o início do ano estão buscando uma forma de reativar o espaço para atender empresários e, no futuro, lutar pela possibilidade de instalação de uma linha aérea regular.

Os prefeitos de Cruzeiro do Iguaçu, Dilmar Túrmina (PDT), e de Dois Vizinhos, Raul Isotton (MDB), estiveram em Curitiba na manhã de ontem para participar de reuniões na Secretaria de Administração Pública e na Paraná Desenvolvimento, onde encaminharam o trâmite para que o aeródromo passe a ser administrado pelo Consórcio PróCaxias: o atual presidente Claudiomiro Quadri (MDB), prefeito de Capitão Leônidas Marques, aceitou que o consórcio assuma o aeroporto por tempo indeterminado, buscando tudo o que for necessário para operar e fazer a manutenção, além de pensar na forma de administração, com direito público e de natureza autárquica, sendo mantido com recursos por meio de parcerias públicas privadas (PPP), de acordo com os estudos de viabilidade técnica que deverão ser feitos e com possibilidades de firmar convênios e contratos com a iniciativa privada.

“O aeroporto existe em Cruzeiro do Iguaçu e precisamos fazer com que ele funcione. Tivemos conversas com o deputado estadual Wilmar Reichembach (PSC), que deu o pontapé inicial para essa luta e também com o Sérgio Cequinel, da Foz do Chopim Energética, e os prefeitos dos municípios vizinhos onde buscamos uma alternativa para viabilizar o aeroporto em conjunto com os empresários. Isso vai ajudar nossa economia, seja pela facilidade de acesso dos empresários aos grandes centros como para ajudar na questão do turismo. O leilão está descartado, era uma preocupação, mas já está tudo acordado para isso”, disse Túrmina.

Os prefeitos entregaram um protocolo de intenções com mais de 300 assinaturas para justificar a reabertura do aeroporto. “Estivemos na Paraná Desenvolvimento, protocolamos o projeto, mostrando a intenção dos municípios do PróCaxias, com 17 municípios e podendo ampliar para 21 e essa hipótese de venda está fora de cogitação. A intenção deles é ceder para os municípios, para os empresários, pois temos a Ciss, a Mocelin, a Pluma, BRF, a UTFPR que vão ajudar a fazer o aeroporto se tornar realidade e é um sonho que esse aeroporto funcione. Temos que ressaltar o bom atendimento que tivemos aqui em Curitiba. Tem muita gente lutando para que isso se torne realidade. Vamos trabalhar para gerar uma demanda e, no futuro, ter uma linha aérea regular como em Pato Branco ou Francisco Beltrão”, completou.

Túrmina exaltou a parceria com Dois Vizinhos, através do prefeito Raul Isotton (MDB), que está ajudando nas tramitações. “É uma soma de esforços, temos que agradecer os empresários e todos que estão conosco. Não é um desenvolvimento para uma ou outra empresa, mas sim para a região. Percebemos a abertura do Governo do Estado e já começamos a sonhar com voos regulares, através do Voe Paraná. O aeroporto tem 1.550 metros de pista de comprimento, por 22 metros de largura, é do Estado, está parado e por que Dois Vizinhos vai querer bancar um aeroporto particular? Vamos agregar na microrregião dos lagos, isso vai ajudar o desenvolvimento”, ressaltou o prefeito Raul Isotton.

Fonte: Jornal de Beltrão/ Assessoria.

Últimas Notícias