A Inventum 2019 – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, estava prevista para iniciar na noite de ontem e prossegue até a quarta-feira, 13, oferecendo aos visitantes mais de 400 horas de programação gratuita, com palestras, competições, exposições, museus, áreas temáticas, corrida maluca, workshops, hackathons, praça de alimentação com Food Trucks e trilhas temáticas.
A solenidade de abertura estava programada para o começo da noite, na Sociedade Rural Pato Branco, com a presença de autoridades, entidades apoiadoras, estudantes, imprensa e a comunidade. De hoje a quarta-feira, 13, o horário de visitação se estende das 8h30 às 22h30. A programação completa está disponível em, www.inventum.org.br/programacao.

O prefeito Augustinho Zucchi enfatiza que a feira está pronta para receber o público, oferecendo uma imersão em novas experiências como o encontro de gerações e saberes, tendo como elo, a tecnologia e a inovação. “Na Inventum o conhecimento é o protagonista. Nela surgem grandes ideias de empreendedorismo e projetos são concretizados. Promover a Feira é evidenciar todo o potencial empreendedor de Pato Branco, que cada vez mais atrai investimentos e se consolida como um dos municípios mais desenvolvidos do Paraná”, destaca.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, ressalta que a Inventum 2019 é um processo de construção coletiva, onde representantes do poder público, de entidades e de empresas passaram os últimos dois anos pensando e organizando a programação que será apresentada ao público. “Toda a feira foi idealizada para que a comunidade conheça tudo o que é feito em ciência, tecnologia e inovação em nossa cidade, Brasil e mundo, sendo estimulada a fazer parte desse ambiente de intercâmbio de conhecimentos, capaz de transformar a sociedade. Com isso, temos a expectativa de superar o número de visitantes da última edição”, salienta.

Atrações

A Inventum é uma iniciativa da administração municipal, com o apoio de várias entidades, e visa demonstrar a produção científica e tecnológica, bem como, incentivar o surgimento de ideias inovadoras e oportunizar que a população de todas as idades amplie seu conhecimento. Em 2017, em sua última edição, a Inventum recebeu mais de 110 mil visitantes.

Para esta edição, muitas atrações serão oferecidas ao público, entre elas, a Exposição Mundo Jurássico, que reunirá 25 réplicas de dinossauros, em tamanho real, com som e movimento; o Museu Itinerante Mistérios do Egito Antigo, Terra Santa e Pompeia, que trará um acervo inédito de sarcófagos, múmias, peças originais e réplicas da antiga civilização; o simulador Motion Sphere, o mais moderno do Brasil, que permitirá ao público vivenciar os mais diversos tipos de experiências em simulação; o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; e, também, o Museu do Videogame Itinerante.

A programação contará, ainda, com o Festival Universitário de Cultura e Artes da UTFPR de Pato Branco (Fuca); o 10º UTFPR In Concert, com apresentações musicais; além de diversas palestras, lançamento de livros, sessão de autógrafos, workshops e oficinas.

Competições programadas

A cultura tecnológica também será fomentada na Inventum 2019, por meio de competições em 14 modalidades, que integrarão os mais diversos públicos:
Corrida Maluca, Ponte de Macarrão, Campeonato de Airsoft, Campeonato Balístico, Circuito Escolar de Drones, Concurso de Aplicativos, Carros Elétricos, Maratona do Conhecimento, Concurso de Cosplay, Competição de Videogame; Competição de Foguetes, Seletiva Regional First League Lego, Xadrez Eletrônico e HQ Escolar.
Expositores
Aproximadamente, 50 expositores de empresas, entidades e instituições públicas de pesquisa e ensino superior irão participar da feira.
Praça de Alimentação
A praça de alimentação contará com uma grande variedade de opções.

Governo do Estado

Dias 12 e 13 Pato Branco será sede do Governo do Estado do Paraná, momento em que toda a equipe governamental, com suas secretarias, estarão no Parque de Exposições.

Fonte: Assessoria

Últimas Notícias