O Procon de Dois Vizinhos tem atendido nos últimos dias diversos usuários que tiveram seu Whatsapp clonado por isso o órgão alerta a população para tomar cuidado.

A forma mais comum para se ter acesso ao aplicativo da vítima é enganando-a para fornecer o código de autenticação. Ao receber os dígitos, o golpista passa a ter acesso aos contatos da vítima e envia mensagens à familiares e amigos pedindo depósitos bancários. Em outros tipos de golpes, as vitimas são chantageadas ou tem suas conversas e conteúdos expostos.

NOTA DO PROCON

Por isso, o Procon de Dois Vizinhos alerta a população para tomar cuidado e faz algumas orientações para evitar cair no golpe.

“Tem se tornado frequente em nossa região golpes aplicados via aplicativo de mensagem whatsapp.

Como funciona o golpe: Após clonarem o celular do cidadão, os golpistas passam a solicitar depósitos bancários aos contatos de sua agenda, geralmente familiares ou amigos próximos da pessoa.

Orientamos a todo o cidadão que receber pedido de ajuda financeira ou depósito bancário por parte de algum conhecido via whatsapp que sempre desconfie e que primeiro certifique-se da veracidade deste pedido. Principalmente quando os depósitos são solicitados em contas de terceiros. Tanto o Procon quanto a Delegacia estão recebendo diversas denúncias quanto à este tipo de golpe, portanto a população deve estar atenta!

Para qualquer dúvida o Procon Dois Vizinhos/PR segue a disposição da população.

Att. Dione Luiz/Procon Dois Vizinhos/PR.”

EVITANDO

Entre as maneiras de evitar ou dificultar o golpe é nunca fornecer o código de identificação para ninguém e ativar a autenticação em duas etapas, que além do código de identificação exige uma senha criada pelo usuário. Para fazer isso, vá em Conta e Verificação em duas etapas. Insira um PIN de sua escolha (não esqueça e não passe para ninguém) e um endereço de e-mail para recuperar a conta caso você esqueça o PIN.

Fonte: Wellington Basso/ Portal Educadora

Últimas Notícias