Desde a última terça-feira, dia 12 de novembro, pacientes de 26 municípios da 8ª Regional de Saúde estão realizando cirurgias eletivas no Hospital Pró-Vida em Dois Vizinhos.
Apenas os pacientes de Francisco Beltrão não são encaminhados à Dois Vizinhos, porque estão sendo atendidos em hospitais daquela cidade.
Ao todo serão realizadas 76 cirurgias dentro do novo mutirão promovido pela SESA – Secretaria de Estado da Saúde. Em junho na primeira etapa do mutirão pacientes de 08 municípios da área de abrangência da 8ª regional foram operados no Hospital Pró-Vida.
Como o hospital passou no primeiro teste, acabou sendo classificado para a realização de cirurgias gerais e agora está operando pacientes de 26 municípios, exceto os de Francisco Beltrão.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde Edson Spiassi, em recente reunião do CRESEMS – Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde, quatro municípios que não pertencem a 8ª Regional, manifestaram interesse em encaminhar seus pacientes para Dois Vizinhos.
Já o município de Nova Esperança do Sudoeste, que pertence a regional de Pato Branco encaminhou algumas AIHs – Autorização para Internamento Hospitalar ao Pró-Vida, para que alguns munícipes possam realizar cirurgias em Dois Vizinhos.
Segundo Spiassi esse avanço na saúde faz parte de um planejamento estratégico da administração municipal, em transformar Dois Vizinhos em um polo Microrregional de Saúde.
Hoje o município está oferecendo várias especialidades através do CIEM – Centro Integrado de Especialidades Microrregional. Essa descentralização tem atraído o interesse de vários municípios da região para Dois Vizinhos, acabando com o transporte de pacientes para outros centros de saúde, encurtando distância e economizando recursos.
As longas viagens acabam debilitando os pacientes e aumentando o sofrimento ainda mais, e esta é a preocupação da maioria dos prefeitos e secretários municipais de saúde.
Segundo Edson Spiassi, novos investimentos serão realizados dentro da humanização da saúde em Dois Vizinhos.

Fonte: Assessoria Prefeitura

Últimas Notícias