Criado pelo Ministro Osmar Terra quando ainda era Secretário de Estado da Saúde no Rio Grande do Sul, inicialmente com o nome de Programa Infância Melhor, o Programa Criança Feliz no município de Dois Vizinhos completou um ano de funcionamento neste mês. Ele é uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus filhos meios para promover seu desenvolvimento integral.

É uma estratégia alinhada ao Marco legal da Primeira Infância que traz as diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.

O objetivo consiste em promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, bem como apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais. “Visa ainda colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade além de mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem”. Destacou Claudiovani Correa secretário de Assistência Social e Cidadania.

No último dia 11 de dezembro, o Município de Dois Vizinhos recebeu na cidade de Curitiba, a Certificação e o reconhecimento público como cidade que realiza boas práticas voltadas à primeira infância. O evento também aprovou a adesão de novos municípios, apresentou o orçamento estadual e a Declaração Estadual dos Direitos da Criança, numa iniciativa da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. Nosso município foi destaque por figurar entre os primeiros a aderir e implantar o referido programa.

O Programa é intersetorial e está vinculado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Conta com uma Assistente Social, Bruna Chiari, que é a coordenadora, e três visitadores(as), Bruno Valmorbida, Dângela Beatriz Bogoni e Neiva da Rocha Ribeiro. A equipe também recebeu do Governo do Estado a certificação e o reconhecimento público pelos relevantes trabalhos desenvolvidos em favor das crianças e gestantes.

O encerramento das atividades do ano de 2019 aconteceu na última semana semana em três etapas, nos dois CRAS e APMI e envolveu em torno de 220 pessoas entre gestantes, crianças e cuidadoras.

Fonte: Assessoria Prefeitura

Últimas Notícias