blog-details
  • 17 Dez 2019

  • Foto: Assessoria

  • 240

Para o ano que vem se estuda uma unidade em Planalto e outra em Ampere; talvez em Salto do Lontra e uma unidade avançada em Dois Vizinhos. Quem diz é o prefeito Raul Isotton, de Dois Vizinhos, também presidente do Samu desde 2017. Confira trechos da entrevista.
*
Gilberto de Zorzi (Assesor da Prefeitura de Dois Vizinhos) – Durante a Expovizinhos, aconteceu em Dois Vizinhos uma importante reunião do Samu 192, do qual o senhor é o presidente. Foi o fechamento do ano de 2019, e com informações muito importantes em termos de ampliações de bases, renovação de frota, concurso público, recursos em caixa. O Samu 192 fecha o ano com saldo positivo?

Prefeito Raul – Com certeza, Gilberto, eu assumi o Samu 192 em 2017, seria 2017 e 2018, o mandato é para dois anos, fui reconduzido ao cargo porque não teve nenhum prefeito que estava com vontade de assumir, mas como nós viemos em ascenção, organização, lá atrás tínhamos muita dificuldade quando a gente assumiu, graças a Deus hoje o Samu é uma referência no Estado, tanto é que nós fizemos um concurso público no mês de setembro e agora nós incorporamos mais 80 servidores novos.
Já no dia 1º agora [de dezembro], assumiram 80 novos samuzeiros, entre eles médicos, condutores, enfermeiros, técnicos de enfermagem, enfim, todos os cargos para preencher o vazio das escalas das nossas 10 bases e também já iniciou no domingo uma unidade nova em Itapejara D´Oeste, uma reivindicação antiga deles.
Nós temos um planejamento para que o ano de 2020 nós vamos implantar uma unidade em Planalto, uma unidade em Ampere, já estamos discutindo uma unidade em Salto do Lontra e já estamos reivindicando uma unidade avançada aqui em Dois Vizinhos. O que é? Ela tem que ter duas ambulâncias, uma com UTI móvel e uma com médico na base.
Em Chopinzinho que é uma cidade de 22 mil habitantes, o prefeito na época era o presidente, 22 mil habitantes e ele já construiu uma unidade avançada, isso foi em 2010 e nós com 40 mil habitantes não conseguimos uma avançada. Você sabe que tem que habilitar, buscar empenho, dedicação, conversar com os deputados para aprovar na Regional, e nós estamos reivindicando essa unidade avançada.

Gilberto de Zorzi – O senhor assumiu o Samu com problema de caixa, com inadimplência em alguns municípios e hoje a situação é totalmente diferente

Prefeito Raul – Na época, o problema de caixa, nós tínhamos uma greve, negociamos com cinco sindicatos desde condutores, sindicato da saúde, sindicato dos médicos, enfim com todos, graças a Deus foi resolvido, conseguimos também aquela mesma ação que o hospital Pró-Vida ganhou há uns quanto anos, que é a isenção do INSS Patronal que é a parte que o hospital paga e que o Samu paga o INSS, então nós ganhamos essa ação que fez com que a gente deixasse de pagar de INSS de 270 a 280 mil reais mensais e veio trazer um fluxo de caixa bom, tanto é que nós estamos pretendendo já construir a unidade nova em Pato Branco, onde atende a base de regulação e a parte administrativa.
Já conversei com o prefeito Zuchi [Augustinho Zucchi, Podemos], ele deve ceder um espaço, a gente já tem um saldo positivo muito bom hoje, em torno de R$ 6 ou R$ 7 milhões em caixa, os municípios menores que era uma luta, uma briga dos prefeitos, que eles pagavam praticamente o mesmo valor do município que tem a base, eu consegui mudar isso e fazer com que os municípios têm que pagar por atendimento.
Acho que ficou bom pra todos e por isso que hoje o nosso Samu é uma referência no Paraná e não só no Sudoeste.

Fonte: Jornal de Beltrão

Últimas Notícias