Da assessoria - Cada vez mais o consumidor tem exigido, nas gôndolas dos supermercados e nas feiras livres, alimentos de qualidade, produzidos sem agrotóxicos, que apresentem rótulos contendo as informações nutricionais e a origem dos produtos. Em virtude disso, a Secretaria de Agricultura de Dois Vizinhos, por meio do Serviço de Inspeção Municipal, também conhecido pela sigla SIM, realiza o controle e a fiscalização de produtos de origem animal e seus derivados, oferecendo aos consumidores duovizinhense alimentos com qualidade e segurança.


O SIM, observando o que determina a legislação, promove o combate à clandestinidade, atuando neste sentido com a finalidade de oferecer à população produtos com menor risco sanitário e de alta qualidade ao consumo humano.

Inspeção antes, durante e depois
Os animais e seus produtos devem passar por diversas fases de fiscalizações sanitárias, desde a propriedade rural até os estabelecimentos de abate. Os procedimentos são realizados na seguinte ordem: vistorias dos locais onde as indústrias serão instaladas, análise e aprovação de projetos de construção, análise do processo de fabricação e da rotulagem de produtos e acompanhamento das atividades de rotina nas indústrias finalizando com a emissão e entrega do certificado de registro. Essas fiscalizações são de extrema importância pois previnem a veiculação de doenças por meio dos produtos de origem animal (são chamadas de DTAS – doenças transmitidas por alimentos) principalmente aquelas transmitidas por bactérias e suas toxinas.

 

O selo da inspeção é a sua garantia
Na hora da compra, o consumidor deve verificar se os produtos de origem animal têm o carimbo do SIF, SIE ou SIM. O carimbo com a palavra “Inspecionado” no meio retrata a imagem do selo de inspeção. Essa é a palavra comum para todos os selos que certificam os produtos de origem animal. O que muda é o local e a sigla: se for Serviço de Inspeção Federal, aparece Brasil, Ministério da Agricultura e a S.I.F; se for Serviço de Inspeção Estadual, aparece a sigla S.I.P./POA; se for Serviço de Inspeção Municipal, aparece o nome do município e a sigla S.I.M.

Esses selos atestam que os produtos são apropriados aos consumidores, isto é, não apresentam risco à saúde humana demonstrando a qualidade e respaldando que o produto está dentro dos padrões técnicos estabelecidos pelas normas vigentes. Produtos sem inspeção são passíveis de contaminações físicas, químicas e microbiológicas, podendo causar doenças na população, como intoxicações, parasitoses e até mesmo doenças sistêmicas, como tuberculose, neurocisticercose e a toxoplasmose, dentre outras.

Últimas Notícias