O prefeito de Dois Vizinhos, Raul Isotton (Sem Partido), fez um pronunciamento nas rádios locais, no final da tarde de quinta-feira, 26, para falar sobre possíveis alterações que o decreto municipal 16226/2020 pode sofrer nos próximos dias. O decreto, publicado na última sexta-feira, 20, se refere a diversas ações de enfrentamento ao coronavírus, dentre elas, o fechamento do comércio e a quarentena da população.
Raul enfatizou, no entanto, que nenhuma decisão será tomada somente pelo município de Dois Vizinhos. “Vai ser conjunta, respeitando todas as associações comerciais. Os municípios estão trabalhando de forma unificada. Hoje temos pessoas revoltadas e tem outros que estão nos apoiando pelas nossas decisões, mas eu digo que não basta ser só o Sudoeste, o Estado precisa traçar normativas para liberar o comércio e de que forma isso vai acontecer. Eu sei de empresas que vão voltar dia 5 ou dia 7 mesmo que haja a liberação do decreto antecipadamente. Amanhã vai ser nossa grande decisão”, disse.
Ele ressaltou que a Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL) está finalizando uma pesquisa pra saber a opinião dos empresários. “Precisamos desse embasamento e a entidade já está conversando com os associados para que ele possa encaminhar para nós discutirmos juntos. Hoje é fácil fazer pressão para o prefeito decidir, mas e amanhã se acontecer uma morte? A culpa vai ser do prefeito? Temos empresários que me procuram para falar que no carnaval, o comércio para por três, quatro dias e não reclamamos. Tem recesso no final de ano também e ninguém quebra por isso. Agora, é um momento onde estamos falando de vidas e precisamos refletir, precisamos de análise. Temos também o lado de que o trabalho é essencial, precisamos manter a economia girando porque se não podemos ter problemas maiores e precisamos, agora, conviver com o vírus”, completa.
O vice-prefeito Dib Mohamad Nabhan Júnior (PT) elogiou a população de Dois Vizinhos pela boa adesão a quarentena. “Basta ver os números que percebemos que os cuidados estão sendo tomados. Independente da reabertura ou não do comércio, temos que manter o bom senso de continuar a higienização, evitar aglomerações e seguir todas as recomendações. Ainda não chegamos no pico da doença, por isso, temos que nos manter saindo somente quando necessário”, relatou. Ele ainda atualizou os dados do coronavírus em Dois Vizinhos. “São sete suspeitos e 206 em monitoramento. Essas são pessoas que passaram pelas barreiras, tiveram contato com alguém que viajou, não necessariamente elas tem qualquer sintoma, quer dizer que estamos de olho nessas 206 pessoas. Estão todos bem, nenhum óbito, são os números oficiais”, conclui.

Nota oficial da Amsop

A Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), através do seu presidente, prefeito Maurício Baú, e com lastro nas disposições estatutárias do art. 5º, alínea “b” e “h”, assinala:
Considerando as medidas de prevenção e contenção vigentes com objetivo de obstar o avanço da Covid 19, no âmbito do território brasileiro.
Considerando a vigência atual do Decreto nº 4.319, de 23 de março de 2020, do Estado do Paraná, que declara o estado de calamidade pública em todo o território, e que determina a contenção das atividades, excepcionadas àquelas conceituadas como essenciais.
Considerando a manifestação do Governo do Estado do Paraná, no sentido de que promoverá uma reavaliação das medidas de prevenção e combate à Covid 19, até o dia 27 de março [hoje], inclusive com edição de orientações, e eventualmente, de atos normativos,
Serve-se a Amsop da presente, para noticiar à comunidade dos municípios associados, gestores, e a quaisquer outros interessados, que a Amsop diligenciará na cobrança de definições do Governo do Estado do Paraná, essencialmente em relação à manutenção ou não dos termos e da vigência do Decreto nº 4.319/2020, bem como de que, até a o dia 28 [amanhã], emitirá, conjuntamente com a AMP (Associação dos Municípios do Estado do Paraná), a recomendação sobre a reavaliação das medidas a serem adotadas pelo poder público municipal, a partir da próximo dia 30 [segunda-feira].
Sendo o que nos apresenta para o momento, renovamos protestos de elevada estima e apreço.
Atenciosamente,
Maurício Baú
Presidente da Amsop

Fonte: Alexandre Baggio/ Portal Educadora

Últimas Notícias