A cadeia de solidariedade vem aumentando no combate ao coronavírus. Na última quinta-feira, 26, a secretaria de saúde de Dois Vizinhos recebeu a doação de diversos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e álcool em gel. “Temos que fazer esse agradecimento para várias pessoas. A Unisep está nos ajudando com EPIs (luvas, máscaras, toucas) e também com o álcool em gel para podermos, inclusive, doar para pessoas carentes. A empresa Vale Verde também fez a doação do álcool e temos um grupo de voluntários que doou máscaras de tecido. Vários duovizinhenses estão nos pedindo para auxiliar nas barreiras e nessa hora só temos a agradecer”, diz Edson Spiassi, secretário de saúde.

Máscaras
A empresária Suélen Azevedo, e Eduardo Silva, estiveram na tarde de terça-feira, 24, na Secretaria de Saúde para fazer a entrega de 250 máscaras de tecido confeccionadas por cerca de 15 voluntários. As máscaras foram doadas para serem utilizadas por profissionais da unidade de saúde, profissionais da segurança pública e agentes sanitários para a prevenção ao novo coronavírus. “Nós já tínhamos esse trabalho de fazer máscaras para os pacientes com câncer, e quando soubemos que o material estava em falta no mercado, buscamos aumentar a produção para fazer essa doação”, disse Suélen. O próximo passo será a confecção de mais 500 máscaras que serão repassadas à Secretaria de Saúde.

Álcool em gel
Um trabalho conjunto entre a Vale Verde e o Centro Universitário Unisep possibilitou a doação, na quinta-feira, 26, de 220 litros de álcool em gel 70% para a saúde e outros 200 frascos que serão destinados para a população carente. A empresa doou o álcool puro e as embalagens para o envase, enquanto a universidade fez a diluição nos seus laboratórios. “A gente segue as normas da farmacopeia brasileira, que é um documento oficial, reconhecido pela Anvisa. Utilizamos os cálculos preconizados e controlamos com equipamentos específicos que nos auxiliam no controle de qualidade. Só para se ter uma ideia, até a temperatura é controlada para fazer essa diluição. Estamos trabalhando em poucas pessoas no laboratório e tomando todas as medidas e cuidados para evitar contágio do coronavírus. De forma segura, dentro da instituição, podemos ajudar a atender essa necessidade do município”, disse a professora Fabíola Mundstock, coordenadora do curso de farmácia da Unisep em Dois Vizinhos.

A instituição de ensino fez o repasse de outros EPIs para os profissionais de saúde. A professora destacou que vários alunos também se voluntariaram para auxiliar na produção. “Somos uma instituição de ensino que tem cursos na área de saúde. Nesse momento, precisamos nos solidarizar e também responder aquilo que nós, como profissionais, acima de professores, juramos na formatura. Além disso, a Unisep sempre teve esse compromisso social com o município, por isso, entramos em contato com a secretaria de saúde e nos colocamos a disposição, sendo solicitada a produção de álcool em gel e a diluição de álcool mais concentrado para o 70%, que é o mais recomendado para assepsia”, acrescenta.

Já o empresário Célio Galvan, da Vale Verde, destacou que a procura pelo álcool em gel está muito alta e a empresa está buscando a melhor forma de atender essa demanda.

“Adotamos medidas de contenção de fluxo de pessoas na empresa e outras para melhorar a prevenção, principalmente, com os caminhões que vem de fora e as pessoas que vem carregar produto. Estamos trabalhando em quatro turnos, de seis horas, para atender essa demanda. Sabemos que está todo mundo atrás do álcool em gel e estamos, na medida do possível, fazendo um pouco para cada um. Todas as farmácias de Dois Vizinhos estão abastecidas, o pessoal da região está vindo buscar, está difícil para conseguir os insumos, principalmente o espessante, que vem da China e até que tivermos matéria-prima, vamos continuar fazendo. Nós disponibilizamos o álcool in natura para que eles possam transformar em 70 para os profissionais de saúde e também para a higienização do hospital”, explicou.

Fonte: Alexandre Baggio/ Jornal de Beltrão

Últimas Notícias