Jornal de Beltrão - Na manhã de sábado, 28, o prefeito de Dois Vizinhos, Raul Isotton (sem partido), o presidente da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL), Edilberto Minski, e o secretário de Saúde, Edson Spiassi, se pronunciaram, em cadeia de rádios, sobre a reabertura do comércio.

Durante a entrevista, o presidente da entidade empresarial enfatizou que a volta ao trabalho foi aprovada por 84% dos sócios. “É uma abertura consciente. Sabemos que alguns, pelo fato de já terem dado férias coletivas, não devem retomar atividade, numa retomada que deve chegar a 60%, 70% em toda cidade. Conversamos com os responsáveis da saúde, com o secretário de Saúde, com os médicos e buscamos entender quais seriam as melhores condições para esse retorno”, disse Minski.

Segundo ele, os empresários foram parceiros do poder público desde o primeiro decreto, que indicou o fechamento. “Em momento nenhum eles foram críticos em achar que a medida era errada. Houve críticas no sentido de que nós podemos criar plenas condições de trabalho para todo mundo. O que fizemos, nos últimos dias, quando começamos entender a matemática do vírus, foi conversar, formular a cartilha e buscar soluções para que o impacto social e econômico seja mínimo”, acrecenta.

Prejuízos

O presidente também apresentou dados da movimentação econômica que deixou de acontecer na última semana. “A informação mais rápida que temos, mais pontual, são das operadoras de cartão de crédito onde consta que nossa economia já teve retração de 60% nessa semana. São informações que buscamos para apresentar junto à saúde e ao executivo. Vale lembrar que não estamos forçando a reabertura. Quem julgar que tem a condição de ficar mais alguns dias fechado pode manter. Estamos dando condições dentro de números que temos e tentando voltar conscientemente”, conclui.

ACEDV - Resultado da pesquisa sobre a retomada das atividades socioeconômicas em Dois Vizinhos.

Os questionamentos foram:
1. A FAVOR. Mediante ao controle rigoroso no fluxo e tempo de permanência de pessoas no estabelecimento; Obedecendo uma distância mínima de 2 metros entre cada pessoas; Com higienização das mãos e desinfecção obrigatória na entrada do estabelecimento; Higienização constante do ambiente; Manutenção do ambiente ventilado; Uso de proteção adequada para os colaboradores; Trabalhar com agendamento prévios; Evitar o atendimento de pessoas na faixa de risco.
2. CONTRA. Prefiro permanecer no isolamento/distanciamento social.
3. Não quis opinar.

O resultado da pesquisa apontou para:
83,3% para a opção 1, A FAVOR da retomada das atividades socioeconômicas em Dois Vizinhos.
13,2% optaram pela opção 2, Contra a decisão de de retomada.
3,4% preferiram não opinar a respeito da questão.

Últimas Notícias