Através de comunicado em vídeo, divulgado nas redes sociais, o padre Thiago Berra, da Paróquia Santo Antônio de Pádua, fez orientações para a Semana Santa, que começa no próximo domingo, 5, e terá celebrações sem presença de público, com transmissão pelas redes sociais e rádios, para se prevenir da pandemia do coronavírus. “No nosso Domingo de Ramos, a celebração será às 8h30, transmitida desde a Paróquia Santo Antônio até os seus lares pelo Facebook [das Paróquias Santo Antônio e Imaculada] e pela Rádio Educadora. Nos unimos, os padres da Sul e da Norte, num sentido solidário de rezarmos juntos, nos abraçarmos diante dessa situação”, disse.

Ele deu instruções aos fiéis. “De casa, pedimos que todos se dirijam à porta de entrada para iniciar a celebração. Nós, padres, vamos começar desde o final da Igreja, vamos ali proclamar o primeiro evangelho e, na sequência, entraremos em procissão até o presbitério”, explicou. No fim da celebração serão benzidos os ramos que serão deixados à disposição da população na parte externa das duas Igrejas. “Durante a semana, os portões da igreja ficarão abertos para que possam retirar esses ramos. Pedimos que os ramos sejam colocados, nas casas, nas portas de entrada”, acrescentou.

Outras celebrações da semana

Na Quinta-feira Santa, 9, a celebração será na Paróquia Imaculada Conceição às 19h, com transmissão no Facebook. “Nós te convidamos a preparar um pequeno oratório com uma jarra, uma bacia e um pão. Durante a celebração, nós padres, num gesto de unidade e solidariedade, vamos lavar os pés uns dos outros. O pão, no final da celebração, nós vamos dar as bênçãos para que se faça, entre a família, a partilha recordando a última ceia de Cristo”, explica o padre Thiago. Na Sexta-feira Santa, 10, a celebração será às 15h, transmitida da Norte pelo Facebook. “Preparem um oratório contendo uma cruz, alguns símbolos cristãos, pode ter lá também um Santo de devoção, a Bíblia, a vela, para nos colocarmos em atitude de oração. Vamos fazer a adoração da Santa Cruz na Igreja, o beijo na Santa Cruz e isso recorda que nós queremos beijar o próprio Cristo que está ali crucificado”, completa o padre.

A vigília pascal será no sábado, 11, na Sul, às 15h, também com transmissão pelo Facebook. “Estamos disponibilizando, nas secretarias paroquiais, alguns Círios Pascais da Família para que, na sua casa, se recorde da luz maior que é Cristo. Vamos fazer aqui na Igreja uma pequena chama e, desta chama, vamos acender o círio pascal”, acrescenta.

Por fim, no domingo de Páscoa, 12, a celebração acontecerá às 8h30 com transmissão da Rádio Educadora e no Facebook. “Pedimos que, nas casas, sejam preparados um local de oração com uma toalha branca, algumas fotos de entes queridos que partiram durante o período de quarentena e, talvez, não puderam ter um velório, uma celebração de corpo presente como de costume para que possamos lembrar de todos e rezar. Muitas sugestões nos foram dadas, mas nem todas foram possíveis devido a implicações teológicas e práticas, mas naquilo que é possível queremos nos unir em oração, desde os nossos lares até aqui na casa de Deus, a fim de que Deus nos conduza nesse período”, concluiu.

Fonte: Alexandre Baggio

Últimas Notícias