O Hospital Regional do Sudoeste, unidade própria do Governo do Estado do Paraná, gerenciado pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde do Paraná, foi designado pela Secretaria do Estado do Paraná como “unidade estratégica” para atendimento de pacientes graves e moderados do coronavírus.

O Governo do Paraná, de uma forma geral, organizou a estrutura hospitalar em todo território do estado, a fim de gerenciar a ocupação dos leitos e disponibilizar a estrutura necessária conforme o aumento de fluxo de pacientes em três fases de implementação. Nesta lógica, o número de profissionais e leitos serão acrescidos conforme a avaliação permanente da demanda de pacientes aos serviços e a evolução do cenário epidemiológico.

Estratégias

A estratégias do Governo de Estado do Paraná reforça três fases de implantação para a ampliação da estrutura hospitalar, segundo Maria Isabel Cunha, da Direção da 8ª Regional de Saúde.

O Plano de Contingência Estadual para Enfrentamento do Novo Coronavírus prevê estratégias e define as responsabilidades de cada ente no atendimento às situações de emergência relacionadas à circulação do vírus no Estado do Paraná, visando integralidade das ações na prevenção e monitoramento da doença, bem como na assistência à saúde da população.

Desse modo, cada cenário epidemiológico desencadeará ações pertinentes, inclusive no contexto da necessidade de ampliação de leitos hospitalares gerais e de terapia intensiva.

Nesse contexto, é importante que os serviços e a população em geral compreendam que o planejamento proposto visa dar segurança no enfrentamento da doença, com otimização dos recursos existentes e ampliações imediatas nos momentos oportunos, antes que capacidade instalada dos serviços acionados nas diversas fases se tornem insuficientes.

“Esclarecemos ainda que os serviços ativados no Hospital Regional do Sudoeste, nessa primeira etapa de planejamento, não são os únicos leitos que serão acessados para atendimento dos pacientes da região, estando previsto o acionamento de leitos em outros hospitais da macrorregião, se houver necessidade, mediante regulação pela Central de Regulação de Leitos Macrorregional de Cascavel”, disse Maria Isabel.

Contratações emergenciais

De 6 a 8 de abril poderão ser feitas inscrições de profissionais de saúde para o atendimento exclusivo ao pacientes do Covid19,. Serão contratads 18 técnicos de enfermagem e seis enfermeiros. O reforço da equipe médica também já está previsto.

Segunda Contratação: Edital e Credenciamento n.º 1/2020, quando o HR estará contratando assistente de farmácia, assistente social, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo,, psicólogo, técnico de enfermagem e técnico em radiologia. O credenciamento será efetuado dia 15 de abril. (Mais detalhes no site da Funeas).

Fonte: Jornal de Beltrão

Últimas Notícias