Em março desse ano a UTFPR e a Prefeitura de Dois Vizinhos assinaram convênio para o desenvolvimento do trabalho de identificação e monitoramento de criadouros do mosquito da dengue. No convênio firmado a prefeitura fica responsável pela aquisição dos equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades e a UTFPR pela execução.

Os equipamentos adquiridos foram um RPA (aeronave remotamente pilotada, popularmente chamada de drone), com autonomia de voo de 30 minutos, alta resolução de imagens (coloridas) tanto em foto como em vídeo. Aquisição de um par de GPS(GNSS) RTK de alta precisão e um computador com alta capacidade de processamento para as imagens do drone e para geração dos diversos mapas que serão produzidos.

A equipe, coordenada pela professora Maria Madalena Santos, será composta por 4 bolsistas alunos do curso de Engenharia Florestal e fará o mapeamento de possíveis criadouros do mosquito da dengue utilizando o drone e tendo como base o “mapa digital” do município, que foi desenvolvido em outro projeto em parceria com a UTFPR, e as informações de infestação da Secretaria Municipal de Saúde.

Para o desenvolvimento do projeto o drone fará dois voos, um para identificação e outro para acompanhamento e monitoramento dos locais com possíveis criadouros do mosquito.

As imagens coletadas pelo drone são coloridas e de alta resolução, o que permite identificar objetos com acúmulo de lixo, água parada, calhas, piscinas e qualquer outro ambiente propício ao desenvolvimento da larva do mosquito e em locais onde as agentes de endemias não têm acesso.

Após a coleta das imagens e constatado algum possível foco, a informação será repassada para o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, que fará a verificação e possível notificação. Os alunos farão relatório anexando as fotos dos locais para acompanhamento posterior e a verificação se o proprietário do imóvel tomou as providências de limpeza do local.

Ao final do projeto os equipamentos serão doados para a UTFPR e ficarão disponíveis para o desenvolvimento para trabalhos de conclusão de curso (TCCs) dos alunos, bem como no desenvolvimento de outros projetos em parceria com a prefeitura.

Outro projeto que está em andamento é o mapeamento da COVID-19 no município. Serão elaborados mapas a partir de informações da Secretaria de Saúde sobre a distribuição dos infectados em função dos bairros, com uma análise temporal da contaminação do município.

Fonte: Assessoria UTFPR-DV

Últimas Notícias