A empresa 4ThinkS, incubada na Associação para o Desenvolvimento Tecnológico do Sudoeste do Paraná (Sudotec), desde 2019, está concorrendo a um edital da Embrapa dentro do InovaAvi, que é o primeiro desafio de ideias na avicultura.

Os duovizinhenses apresentaram um aplicativo para monitoramento de ambiência de aviário para avicultores e empresas integradoras e concorrem dentro da categoria bem-estar animal. A proposta do desafio é fomentar a inovação de impacto na avicultura e atrair pessoas inovadoras com ideias em qualquer estágio de maturidade, colaborando para que se tornem negócios e soluções para a cadeia produtiva de aves.

A startup vencedora estará classificada para a etapa final do ‘Pontes para Inovação’, que é uma iniciativa desenvolvida em parceria entre a Embrapa e parceiros e tem como objetivo conectar as Agritechs com investidores, visando permitir que estas possam ter acesso a recursos para acelerar seus negócios.

O App

A solução proposta pela empresa é um conjunto de hardware e software dentro do conceito de Internet das Coisas e AGrotech. Os equipamentos fazem o monitoramento em tempo real, 24 horas por dia, em sete dias da semana dos elementos de ambiência do aviário (temperatura, fluxo de ar, umidade e amônia). Além disso é possível acompanhar, pelo aplicativo e plataforma web, peso, mortalidade e consumo de ração do lote durante todo o alojamento. A empresa já tem alguns clientes, num produto que está rodando há oito meses. Na plataforma web, é possível acompanhar por meio de gráficos de desempenho, os elementos de ambiência e qualidade de vida do frango e receber avisos (alarmes) por aplicativos como o telegram, e-mail e também ligação telefônica, caso um destes elementos tenham seu padrão de qualidade alterado por qualquer tipo de falha.

Um exemplo prático: caso a temperatura ideal dentro do aviário seja entre 22°C e 34°C e, por uma falha, esta temperatura ultrapasse estes valores para mais ou menos, o avicultor receberá o aviso imediatamente. Isto permite que o produtor possa se ausentar da propriedade e também uma tranquilidade de poder fazer o acompanhamento da ambiência de qualquer lugar. Além disso, a empresa que recebe os frangos após sua engorda (integradoras) pode acompanhar o ciclo de engorda e ter a certeza da qualidade da ambiência, que é muito importante também na qualidade de vida dos animais. Ao todo, dez empresas foram selecionadas para a fase final, sendo uma de Goiás, uma do Rio de Janeiro, três de São Paulo, duas do Paraná, uma do Rio Grande do Sul e uma de Santa Catarina. A final está prevista para o dia 8 de outubro.

Fonte: Assessoria/ Jornal de Beltrão

Últimas Notícias