As prefeituras do Sudoeste irão repassar mais recursos para a operação do Samu. O aumento das contribuições foi aprovado durante assembleia virtual do Circuspar (Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná), que administra o serviço na região. Cada Município irá pagar conforme o número de habitantes e de atendimentos; o aumento foi de 20% para os valores fixos.

Atualmente, as prefeituras bancam quase a metade do Samu do Sudoeste e o restante dos recursos vem do Estado e da União. “Os municípios estão custeando uma parcela cada vez maior do serviço, mas isso está sendo importante para mantermos o equilíbrio financeiro do Samu e ainda ampliarmos os serviços e a qualidade do atendimento à população. O Ciruspar é um dos consórcios mais bem organizados e estruturados do País”, afirma o prefeito de Dois Vizinhos e presidente do consórcio, Raul Isotton.

O aumento nos repasses foi aprovado por unanimidade pela assembleia. Uma das justificativas é de que o serviço foi melhorado nos últimos anos e está sendo ampliado: em dezembro iniciou a operação de uma nova base em Itapejara D’Oeste; em outubro começa a funcionar a base de Ampére e no ano que vem será entregue uma base no município de Planalto. Todos em parceria com as prefeituras.

Além disso, o Ciruspar foi contemplado recentemente pelo Governo do Estado com um protocolo de medicação para as unidades de suporte básico, além do protocolo de trombolítico, medicamento utilizado no atendimento de infarto e que dissolve coágulos no sangue, reduzindo significativamente o risco de sequelas. “Essa parceria do Estado está sendo muito importante e, neste caso, será um diferencial para salvar vidas, principalmente devido ao alto custo destes medicamentos”, completa Isotton.

Fonte: Amsop

Últimas Notícias