Na semana passada a Rádio Educadora noticiou que o colégio Sesi, que oferece ensino médio profissionalizante em três turmas, seria fechado em Dois Vizinhos. O aviso do encerramento das atividades ao final do ano letivo de 2020 já havia sido comunicado aos pais dos alunos. 

A Fiep (Federação das Indústrias do Paraná) resolveu encerrar no ano que vem as atividades de vários colégios no Estado. Em nota, a entidade diz que com a introdução do novo ensino médio exigirá um aumento de qualidade e “verificou-se que algumas unidades de menor porte e que possuem altos custos operacionais não teriam a sustentabilidade necessária para seguir em atividade a partir de 2021”.

Apesar do fechamento dos colégios, as unidades manteriam em funcionamento os demais serviços oferecidos pelo Sistema S, como Cursos Senai, Faculdade da Indústria, Educação de Jovens e Adultos, Sesi Saúde, entre outros.

Informações extraoficiais dão conta de que os colégios de Palmas e Ampére também encerrariam suas atividades ao fim do atual ano letivo e que seriam mantidas apenas unidades, consideradas estratégicas, em Pato Branco e Francisco Beltrão.

REUNIÃO

No entanto, depois da repercussão da noticia sobre o fechamento do Colégio Sesi em Dois Vizinhos, houve uma importante mobilização da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL) e da Prefeitura Municipal, que realizaram na terça-feira (09) uma reunião com a nova diretora da Unidade Sesi/Senai de Dois Vizinhos, Juliana Agnes.

A ACEDV/CDL fará um levantamento de possíveis interessados nas vagas para os alunos, principalmente através de parcerias com empresas parceiras, para atingir um número mínimo, que seria em torno de 180 alunos, suficiente para dar sustentabilidade ao colégio.

PARTICIPANTES

Participaram da reunião o Prefeito de Dois Vizinhos, Raul Isotton, o secretário geral de governo, Itamar Boaretto e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Turismo, Itacir Nesello; o presidente da ACEDV, Rogério Sidral e demais representantes da entidade, sendo o conselheiro superior Edilberto Minski; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, André Cecílio; o diretor de indústria, Saulo de Matos; o conselheiro fiscal, Luiz Gustavo Helfenstein; o vice diretor financeiro Lúcio Marcon; o coordenador do Plano Dois Vizinhos 2030, Luiz Carlos Peretti; além da diretora do Sesi/Senai Juliana Agnes e demais representantes do Sistema S.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias