blog-details
  • 17 Set 2020

  • Foto: Assessoria

  • 5823

Mesmo em meio a uma pandemia, convivendo com as restrições de circulação e, em muitos casos, trabalhando remotamente, o curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário Unisep de Dois Vizinhos realizou, de forma on-line, o “Hackathon – O Bit Vai Pegar”. O evento é uma maratona de programação e criação de ideias que visa o desenvolvimento de soluções tecnológicas possíveis de serem aplicadas a problemas reais. O propósito era o desenvolvimento de propostas para atender o conceito de cidades inteligentes. Em pouco mais 24 horas, incluindo uma noite inteira de trabalho, as equipes puderam demonstrar a sua visão e conhecimento no desenvolvimento de soluções para áreas da educação, saúde, agronegócios, turismo e mobilidade urbana.

Aproximadamente 40 participantes foram divididos em cinco equipes, contando com os mais variados perfis: desenvolvedores, empreendedores, designers, profissionais de marketing/business e se desafiaram, a todo momento, para buscar a melhor solução aos problemas identificados. Os professores do curso trabalharam como mentores, realizando validações dos projetos, auxiliando na concepção das ideias/soluções e repassando todo o seu conhecimento às equipes.

Apesar dos desafios, foi possível verificar o empenho e a motivação de todas as equipes em participar do Hackathon. Pedro Henrique Sutil, P.O, da equipe Leaders Memorables, agradeceu a oportunidade de participar do evento. “Muito obrigado a iniciativa de todos os professores e organizadores deste evento. Achei muito interessante todo o processo e o conhecimento que o mesmo propôs”. Outros participantes também aproveitaram as redes sociais para agradecer, como foi o caso do P.O, da equipe Vírus Madonna, Vinícius Magnabosco. “Obrigado, parabéns a todos pela dedicação e a Unisep pelo evento show de bola!”.

Para melhor avaliar os projetos, foi montada uma comissão julgadora independente, formada por empresários, consultores, professores e profissionais da área tecnológica. De acordo com os avaliadores, foi possível verificar o comprometimento das equipes por meio das soluções apresentadas. Para Luiz Carlos Peretti, avaliador do hackathon e coordenador do Plano DV 2030, todos os projetos vêm ao encontro das necessidades que o município tem em relação à criação de soluções para tornar Dois Vizinhos uma cidade cada vez mais inteligente. Também atuaram como avaliadores Anselmo Peretto, Henrique Camargo e William Secco que contribuíram com sugestões e informações, enriquecendo ainda mais os projetos.

Os campeões

A disputa foi muito acirrada, sendo que apenas um décimo definiu a equipe Leaders Memorables, como campeã. Eles trouxeram uma solução para o agronegócio. O segundo lugar foi para a equipe Tech Care com soluções para a saúde, o terceiro para a Vigia Tech com solução para a educação e o quarto lugar para e equipe Whynot Compile? que apresentou solução para o turismo e a quinta colocação foi da equipe Vírus Madonna, com solução para mobilidade urbana. Como forma de estimular a continuidade dos projetos, a equipe vencedora receberá todo o suporte necessário para a incubação na Sudotec, tendo a possibilidade de tornar-se uma startup e lançar o seu produto no mercado.

O coordenador do curso de Sistemas de Informação, Rodrigo Siega, agradeceu todos os professores envolvidos na organização do Hackathon. “Apesar de todo o cansaço e dedicação, várias horas de trabalho geraram ideias fantásticas, inovadoras e com um potencial enorme de resolver problemas presentes em nossa sociedade”, celebrou. Ele destaca que, em breve, o curso terá mais novidades.

Fonte: Assessoria

Últimas Notícias