Hoje, às 19h30, terá início a novena para a padroeira Imaculada Conceição, do Centro Sul de Dois Vizinhos. Serão nove dias de muita fé. “Essa é a nossa preparação para a festa da padroeira, que se estende até o dia 5 de dezembro. Comemoramos a Imaculada no dia 8 de dezembro e, neste ano, devido a pandemia, vamos fazer toda a nossa novena, todas as noites, mas o grande dia, de conclusão, será no dia 8 de dezembro, onde celebraremos, com o nosso bispo diocesano Dom Edgar Xavier Ertl e comunidade”, explicou o padre Marcelo Holdefer, páraco da Paróquia Imaculada Conceição.

Ele explicou que as missas serão limitadas a 400 pessoas e é obrigatório o uso de máscara, tudo numa adaptação em virtude da pandemia do coronavírus. “Estamos respeitando os decretos, teremos espaços demarcados, todos precisam usar máscara, álcool em gel e respeitar distanciamento. Peço que quem for participar da novena, seja cuidadoso. Se você tiver qualquer sintoma, respeite o seu limite e o do outro. Pensando nesse passo de distanciamento, de preservação da vida, vamos ser bastante criteriosos na entrada das pessoas: teremos números de 1 a 400 entregues na entrada. Chegando no limite, no Centro Comunitário, teremos um telão, com cadeiras para que mais pessoas possam participar conosco em segurança sem aglomerar na igreja matriz”, explica. Todas as celebrações terão transmissão por Facebook e Youtube.

Padres convidados

O Pe. Marcelo falou sobre a padroeira. “O título de Nossa Senhora carrega o título de Imaculada. Nós temos como padroeira Nossa Senhora Imaculada Conceição. Um título dado a ela para lembrar que ela foi preservada do pecado para dar à luz ao Salvador. Dentro do caminho da novena, vamos fazer, com Maria, como cristãos, um caminho de preparar-nos também para o Natal, uma vez que no domingo próximo, começamos um novo ano litúrgico e o novo tempo, tempo do advento. Com Nossa Senhora, queremos fazer o caminho que ela fez, abrir nosso coração e dizer ‘Eis-nos aqui servos e servas, para que Deus possa em nós fazer sua morada”, conta.

Todas as noites, as celebrações vão contar com a presença de um padre convidado. “Na primeira noite, receberemos o Pe. Roberto Baroni, de Honório Serpa e vem abrir nossas novenas. Na segunda noite, estará conosco o Pe. César Pogere, hoje orientador espiritual do seminário de filosofia e trabalha também tribunal eclesiástico de Francisco Beltrão. Na terceira noite, teremos o Pe Adenilson Barbon, que já trabalhou na Imaculada e é muito ligado aos adolescentes, ao Rajov. Na quarta noite teremos o Pe. Dilonei Muller, que é da paroquia Cristo Rei, de Pato Branco. A quinta noite terá o Pe. Itacir Francischina, de Salto do Lontra e na sexta noite o Pe. Deucir Poletti que trabalhou muitos anos com os jovens e está na Concatedral de Francisco Beltrão. A sétima noite o Pe. Ulisses Oliveira Silva, um dos últimos que foi ordenado e está em Eneas Marques, na oitava noite estará conosco o Pe. Élcio Cordeiro, que é de Dois Vizinhos e trabalha no seminário São João Maria Vianei, em Palmas e, depois, fechando a novena, o Pe. Elizandro Spillere, que trabalha com o seminário propedêutico”, explica Marcelo.

Festa

No dia 6 de dezembro, a celebração às 8h30 e, em seguida, o drive thru de churrasco no centro comunitário. “No domingo, 6 de dezembro, dia da festa, nossa celebração será 8h30, um pouco mais cedo, diferente dos último anos. Estamos comercializando o kit churrasco, com drive thru a partir das 11h. O kit tem 3 quilos de costela, maionese, tomate, repolho e cuca por R$ 100. Um valor acessível a todas as pessoas da cidade e comunidades”, explica o Pe. Marcelo.

Fonte: Alexandre Baggio/ Jornal de Beltrão

Últimas Notícias