Mortos por tempestade tropical nas Filipinas já passam de 650.

Equipes de resgate procuravam ontem mais de 800 pessoas desaparecidas no sul das Filipinas depois de alagamentos e deslizamentos de terra terem arrastado casas para rios, matando mais de 650 moradores de áreas pouco preparadas para lidar com tempestades.

As cidades de Cagayan de Oro e Iligan, na ilha de Mindanao, foram as mais castigadas quando o tufão passou enquanto as pessoas dormiam, entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado, invadindo as cidades com água e lama.

A Cruz Vermelha Nacional Filipina isse que 652 pessoas morreram em oito províncias na região de Mindanao (sul), com mais de 800 desaparecidos. Cerca de 20 mil soldados foram mobilizados em uma vasta operação na costa norte da ilha de Mindanao. O governo clama por ajuda para suprir 35 mil pessoas retiradas da região com comida, roupas e moradia.

O Exército atua com 10 mil soldados e três helicópteros nas operações de resgate em Cagayan de Oro, enquanto uma segunda divisão faz o mesmo trabalho em Iligan. Além disso, navios da Marinha, da guarda-costeira e da frota pesqueira se coordenam para localizar as pessoas dadas por desaparecidas.

O chefe das Forças Armadas, o tenente-general Jessie Dellosa, disse que os soldados seguem em busca de mais vítimas em Cagayan de Oro.

Últimas Notícias