A Sanepar está trabalhando 24 horas por dia e fazendo monitoramento dos níveis dos reservatórios de água no sistema de abastecimento de Francisco Beltrão. No entanto, o consumo em relação ao mesmo período do ano passado cresceu em 14%. O abastecimento, que ficou comprometido no final de semana de Natal, poderá ser novamente prejudicado, se não houver o uso racional da água.

O gerente regional da Sanepar em Francisco Beltrão, Celço Arisi, informa que algumas unidades operacionais do sistema de abastecimento da cidade podem ter dificuldade em suprir a demanda de consumo ocasionada pelas altas temperaturas.

As regiões que podem ser afetadas, devido a sua localização, são as partes mais altas dos bairros Cantelmo, Sadia, Jardim Virgínia e Padre Ulrico. Havendo desabastecimento, poderá ser implantado sistema de rodízio nestes bairros.

Arisi lembra que para o próximo ano, estão previstos investimentos para ampliar e melhorar o sistema de abastecimento de Francisco Beltrão. O valor previsto do investimento é de aproximadamente R$ 4,5 milhões, com recursos da Caixa Econômica Federal. Na obra, está prevista a reforma de reservatórios, ampliação na captação e na estação de tratamento de água e melhorias na rede de distribuição.

Além de Francisco Beltrão, os moradores dos municípios de Pinhal de São Bento, Bom Jesus do Sul, Dois Vizinhos, São Jorge do Oeste e Itapejara do Oeste também precisam ficar atentos as dicas de economia para que não haja problemas.

Dicas para economizar água:

- Evite tomas vários banhos ao dia. Evite banhos demorados;

- Varra a calçada antes de lavar. Reutilize a água da lavagem de roupas;

- Feche a torneira ao escovar os dentes ou aparar a barba;

- Regue o jardim com moderação;

- Verifique vazamentos em torneiras e válvulas de descargas;

- Antes de ir viajar, feche o registro de água no cavalete da Sanepar.

Últimas Notícias