Os agricultores familiares da região Sul do país que tenham operações de custeio no Pronaf estão assegurados contra as perdas provocadas pela estiagem que atinge a região. Eles estão automaticamente incluídos no Seguro da Agricultura Familiar, que assegura compensação por perdas causadas por eventos climáticos em todo o Brasil.

No Rio Grande do Sul, são 223 mil os agricultores familiares com seguro agrícola nesta safra 2011-2012. O valor segurado é de R$ 1,5 bilhão.

O agricultor indenizado receberá 100% do valor financiado mais uma renda de até R$ 3.500,00, conforme previsto no seguro. Na segunda semana de janeiro, técnicos da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário farão monitoramento de campo, inclusive visitando as agências locais dos agentes financeiros. Os técnicos irão também vistoriar as lavouras e farão contato com os agricultores familiares atingidos.

Para ter sua perda coberta pelo Seguro da Agricultura Familiar, o agricultor deve fazer a Comunicação de Ocorrência de Perdas na agência bancária onde foi contratada a operação de crédito amparada pelo SEAF. No ato da comunicação, o agricultor deve apresentar ao banco os comprovantes de aquisição de insumos.

Últimas Notícias