O governador Beto Richa participou ontem, da instalação da pedra fundamental da fábrica de caminhões DAF, que a montadora norte-americana Paccar vai construir em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. Com investimentos de 200 milhões de dólares, o empreendimento, beneficiado pelo programa Paraná Competitivo, vai gerar em torno de 500 novos empregos diretos na região dos Campos Gerais. A cerimônia contou com a presença do presidente mundial da multinacional, Mark Pigott. A fábrica será construída em uma área de 500 hectares às margens da PR 151, entre os municípios de Ponta Grossa e Carambeí.

A Paccar pretende iniciar as operações em abril de 2013. Durante o evento, os dirigentes da empresa também receberam a licença ambiental concedida pelo Instituto Ambiental do Paraná. De acordo com o governador, o Paraná demonstra um salto de industrialização e leva a um novo patamar econômico, trazendo mais qualidade de vida e prosperidade para todos.

Beto afirmou que, a partir do programa de incentivos fiscais Paraná Competitivo, aproximadamente 9 bilhões de reais já estão garantidos para o Estado, e outros 15 bilhões de reais são negociados para os próximos anos. Segundo o governador Beto Richa, com a instalação da Paccar há a expectativa de que outras 20 fábricas se instalem no Estado. Para o diretor comercial da Paccar, Michael Kuester, a expectativa é que o número de empregos aumente de acordo com a produção.

De acordo com o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, o Paraná teve 4,8% de crescimento da produção industrial entre janeiro e agosto de 2011, mais que o triplo da média nacional. Segundo ele, outros grandes investimentos serão anunciados para a região de Ponta Grossa.

Um dos maiores trunfos para a atração das empresas foi a implantação do programa Paraná Competitivo. Lançado em fevereiro do ano passado, o programa contempla uma série de medidas de incentivos ao setor produtivo, por meio da prorrogação de prazos para recolhimento do ICMS, investimentos para melhoria da infraestrutura, da capacitação profissional, da desburocratização e da internacionalização do Estado. Entre as empresas que confirmaram investimentos no Paraná estão a francesa Renault, que vai ampliar a unidade em São José dos Pinhais; a japonesa Sumitomo, que vai fabricar pneus em Fazenda Rio Grande; a norte-americana Cargill, que vai construir uma unidade de processamento de milho em Castro; a italiana Techint que vai montar plataformas de petróleo em Pontal do Paraná e a Votorantim que vai ampliar a unidade de produção de cimento em Rio Branco do Sul.

Últimas Notícias