O Plano Plurianual 2012-2015, conhecido como Plano Mais Brasil, prevê que o salário mínimo chegue aos 817 reais em 2015 – um aumento de mais de 31 por cento em relação aos atuais 622 reais.

Além disso, o plano estima que o Produto Interno Bruto, que reúne a soma de todas as riquezas produzidas no País, também aumente e chegue a mais de seis trilhões de reais em 2015.

De acordo com o economista Ilmar Ferreira Silva, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Dieese, o governo aposta no mercado interno para manter o País em crescimento. O Plano Mais Brasil ainda prevê que o IPCA acumulado, índice que mede a inflação, seja de seis por cento neste ano e depois se mantenha estável em quatro e meio por cento.

O plano estima, ainda, que a taxa básica de juros, a Selic, também deve se manter em queda. O economista do Diesse acredita que as estimativas do governo são realistas com o atual cenário econômico.

Os investimentos previstos no Plano Mais Brasil são de cinco trilhões e quatrocentos bilhões de reais. A maior parte dos recursos vai ser destinada à área social. O Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC e o Plano Brasil Sem Miséria estão entre os projetos prioritários.

Últimas Notícias