O programa Paraná Saudável, Prevenção e Controle da Obesidade Infanto-Juvenil, lançado pela Secretaria do Esporte no final do ano passado, entra este ano na etapa de desenvolvimento, até o trabalho de intervenção, a partir de 2013.

A razão do programa é a prevenção da obesidade infanto-juvenil e ao controle de peso corporal em jovens escolares com obesidade, no Estado. O público alvo são os alunos das escolas públicas das redes municipal e estadual, além de familiares. As próximas etapas do programa são capacitação, coleta de amostragem e publicação de orientações.

Na capacitação serão treinados 16 avaliadores, todos profissionais universitários selecionados. As coletas de dados serão em escolas públicas de 96 municípios de todas as regiões do Estado.

No total, 14 mil alunos de 5 a 18 anos vão participar da amostragem. A coleta consiste num levantamento sobre os hábitos alimentares, práticas de atividades físicas e o cotidiano familiar desses alunos.

Com a coleta tratada, a partir de agosto vai ser elaborada uma publicação para distribuição em todas as escolas públicas do Estado, com os dados obtidos e as orientações de como prevenir a obesidade.

As intervenções previstas no projeto começam em 2013. De acordo com o coordenador geral do projeto, professor Dartagnan Guedes, serão desenvolvidos trabalhos de conscientização com os pais dos alunos e professores a respeito da prevenção e controle da obesidade.

A iniciativa do programa Paraná Saudável é da Secretaria do Esporte com a participação das secretarias da Educação, Saúde, Família e Desenvolvimento Social e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Últimas Notícias