País vizinho quer mudar imagem e busca atrair turista nacional

Do R7
  • Texto: 

 

JuliaJulia Chequer/R7

A ministra do turismo, Liz Cramer, quer turistas de fim de semana em Assunção; capital paraguaia é acolhedora e tem boa rede hoteleira


Publicidade

De olho no mercado do Brasil, e disposto a transformar sua imagem, o Paraguai quer aumentar o número de turistas que cruzam a fronteira, para visitar um vizinho ainda desconhecido.

Veja fotos do Paraguai

Em visita ao país, a ministra do turismo, Liz Cramer, convida os brasileiros a "dar uma escapada" de fim de semana a Assunção, a capital, ponto de partida para rotas históricas e de ecoturismo.

A menos de duas horas de voo de São Paulo, a capital paraguaia esbanja simpatia. O centro concentra a maioria dos prédios históricos, como o Palácio de Lopez, a sede da Presidência, o Panteão dos Heróis, além da antiga sede do Congresso, hoje um centro cultural. O novo edifício, bastante moderno, também é um ponto turístico. Ainda na capital paraguaia é possível conhecer a primeira estação de trem da América do Sul.

A estratégia do governo é justamente atrair turistas de fim de semana, dispostos a conhecer Assunção e aproveitar as boas opções de compras - a capital também concentra lojas de eletrônicos e outros importados. A cidade ainda é uma boa opção para quem quer se divertir em cassinos, oferecendo bons hotéis e restaurantes.

"Convido os brasileiros a romper os paradigmas. Tenho certeza que vão se surpreender com muita coisa", diz a ministra. Quem quiser esticar a viagem, pode escolher algumas das rotas de ecoturismo, próximas de Assunção, ou o roteiro jesuíta, uma viagem ao passado, pelas ruínas das antigas missões religiosas, erguidas nos primeiros anos da colonização.

País investe na infraestrutura

Ainda desconhecido, o país vizinho investe na infraestrutura turística. No ano em que comemora o bicentenário da independência, o país constrói um grande parque no píer do rio Paraguai, que corta Assunção.

 

Confira também



 

Segundo a ministra, a maior parte dos turistas estrangeiros vai ao país em busca de turismo de natureza. O país recebeu cerca de 400 mil estrangeiros, no ano passado. Destes, 100 mil são brasileiros (sem contar aqueles que cruzam a fronteira para compras em Ciudad del Leste).

A ministra Liz Cramer esteve na sede da Rede Record, em São Paulo, onde participou do programa Cartão de Visita, da Rádio Record, sendo entrevistada pela jornalista Débora Santilli. Ela foi recebida pelo diretor executivo nacional de relações institucionais do grupo, Zacarias Pagnanelli.

Últimas Notícias