Zoológico do Exército, em Manaus, resgata animais feridos.
Oncinha órfã de 5 meses é última aquisição do local.

Ana Fernandes Especial para o Globo Amazônia, de Manaus

Tamanho da letra

Simba, uma onça-pintada macho de 5 anos, é um dos "mascotes" do Zoológico do Cigs (Centro de Instrução de Guerra na Selva do Exército), em Manaus-AM. "Além dos felinos, temos atualmente outras 53 espécies", conta o veterinário capitão Carlos Palhares Neto.

 

O trabalho da instituição é resgatar animais feridos na floresta, tratá-los e devolvê-los à natureza. Quando isso não é possível porque não têm condições de se readaptar, são criados em cativeiro.

 

Siga o Globo Amazônia no Twitter  

 

Simba é tão forte que, quando não está em seu cercado, precisa ser segurada por dois soldados em uma corrente. (Foto: Ana Fernandes)

No caso de Simba, foi resgatado pelo Exército em 2004 com uma pata machucada. Era apenas um filhote e, como nunca viveu em meio à selva, a equipe do zoológico não considera prudente soltá-lo. Mas o fato de ter ficado em cativeiro não significa que se tornou uma companhia dócil. Quando não está enjaulado, Simba precisa ser segurado por dois soldados por correntes . 

 

Tainá foi abandonada pela mãe e tem apenas 5 meses. (Foto: Ana Fernandes)

Recentemente, outra onça-pintada foi resgatada pelo pessoal do zoológico do Cigs. A pequena Tainá, de 5 meses, foi abandonada pela mãe e teria poucas condições de sobrevivência em meio à mata. Apesar do seu tamanho, poucos se atrevem a contrariá-la. Quando ela pegou um protetor de tomada da foto para brincar (foto acima), ninguém quis tentar recuperá-lo. "Ela é pequenininha, mas tem os dentes já bem afiados", diz o coronel George da Silva Divério, comandante da coorporação. 

 

Simba boceja ao sol amazônico. (Foto: Ana Fernandes)

* Esta reportagem faz parte do projeto Repórter do Futuro, conduzido pela Oboré (Projetos Especiais em Comunicações e Artes), em parceria com o Instituto de Estudos Avançados da USP e com o apoio das Forças Armadas. Para mais informações, acesse http://www.reporterdofuturo.com.br/ .

Últimas Notícias