O governador Beto Richa e o presidente mundial do grupo Renault-Nissan, o brasileiro Carlos Ghosn, assinaram ontem, um protocolo de intenções que oficializa o investimento de um bilhão e 500 milhões de reais pela montadora francesa na planta instalada em São José dos Pinhais. O investimento foi enquadrado no programa de incentivos Paraná Competitivo e vai gerar dois mil empregos diretos, sendo que a metade destes trabalhadores já está sendo contratada. Do total programado para ser aplicado na unidade paranaense, 500 milhões serão utilizados para a implantação de um centro de engenharia e desenvolvimento de produtos. O restante será aplicado na ampliação dos processos de produção. De acordo com o governador Beto Richa, o Paraná está atraindo um grande investimento internacional porque o Estado está retomando a confiança do capital produtivo.Beto ainda disse que a concretização do acordo é do interesse de todos os paranaenses e o projeto da montadora francesa trará benefícios para o conjunto do Estado. Além disso, em relação ao Paraná Competitivo, afirmou que o governo preocupou-se em criar um programa moderno, inovador e abrangente de atração de investimentos para atender a todas as regiões do Estado, principalmente as mais carentes. O presidente do grupo Renault-Nissan, Carlos Ghosn, disse que a empresa está convencida do potencial de crescimento do mercado brasileiro, que é o segundo maior da marca no mundo, abaixo da França, e a planta paranaense vai desempenhar um importante papel na elevação das vendas da companhia. Segundo ele, a Renault gera empregos e riqueza e quer ser bem tratada, coisa que não ocorreu nos últimos anos.Ghosn também disse que a decisão da Renault foi tomada com base em um horizonte de 20 anos e que as perspectivas apontam que nesse prazo o mercado brasileiro deve saltar de 250 veículos por mil habitantes para 550 veículos, semelhante ao mercado europeu atual. O projeto da Renault está dentro da política de expansão da empresa, que espera alcançar 8% do mercado nacional de veículos até 2016 e aumentar a cobertura de mercado de 76% para 90%. Para isso a empresa vai lançar 13 novos modelos e aumentar a produção de 280 mil unidades por ano para 380 mil unidades de veículos de passeio e utilitários no Paraná.

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