Representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da madeireira Araupel firmaram um acordo de convivência pacífica na área da fazenda Pinhal Ralo, em Rio Bonito do Iguaçu, na região central do Paraná. O acordo teve a intermediação da 1ª Promotoria de Justiça de Laranjeiras do Sul, que acompanha o caso desde outubro de 2016.

No encontro ficou definido que os funcionários da Araupel poderão ter acesso à fazenda pelas pontes do Rio das Cobras e do Rio da Despedida para a extração de toras de pinus e eucalipto. Já os integrantes do MST poderão manter no local o acampamento que conta com cerca de 3 mil famílias.

Segundo a promotora Doriana Pietczak Drabecki, as reuniões têm o objetivo de proporcionar um entendimento pacífico entre os envolvidos, “independentemente da discussão judicial em trâmite para a reintegração de posse da área ocupada pelo movimento”.

O acordo foi retificado na segunda-feira (20) durante encontro no Palácio Iguaçu com o governador Beto Richa e representantes da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do governo do estado, Procuradoria de Justiça e Ministério Público Estadual.

Os conflitos agrários na região se intensificaram em julho de 2014 com invasões de áreas de reflorestamento mantidas pela Araupel. Desde então ações que questionam a posse das terras vêm sendo mantidas na Justiça.

Em abril de 2016, durante um confronto entre sem-terra e policiais, dois integrantes do MST foram mortos e vários ficaram feridos.

Fonte: RPC

Últimas Notícias