O MEC (Ministério da Educação) divulgou o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) referente a 2015, um indicador de qualidade que avalia as instituições de ensino superior no País. O dado revela que, entre as 50 melhores universidades brasileiras, somente quatro são privadas.

A maior concentração de notas acima da média (4 e 5) foi observada nas instituições públicas. Um total de 28% das instituições públicas recebeu nota 4, contra 15% das particulares. Na faixa da nota máxima (5), estão 4,9% das instituições públicas; contra 0,6% das privadas.

O Ranking é composto por 37 instituições federais, mas é liderado pela Unicamp (4,37), que é estadual. Das bem avaliadas, maioria está em Minas Gerais. Nas demais posições entre as primeiras colocadas, estão as federais de Minas Gerais (UFMG - 4,2), de São Paulo (UNIFESP 4,14) e do Rio de Janeiro (UFRJ 4,11).

Entre as Instituições de Ensino Superior (IES) paranaenses, a primeira colocada é a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que ocupa a 17ª posição entre as 50 melhores universidades do país, com IGC de 3,74.

A partir de dados de 2015, a UTFPR aparece na 39ª posição com IGC de 3,44, o que posiciona a Universidade entre as 40 melhores universidades do país. Entre as jovens universidades brasileiras (menos de 30 anos), a UTFPR está muito bem colocada.

IGC

O IGC é calculado por Instituição de Ensino Superior (IES) e considera a média do CPC (Conceito Preliminar de Curso) dos cursos avaliados da instituição, no triênio de referência, ponderada pelo número de matrículas, além da média dos conceitos da avaliação trienal da Capes dos programas de pós-graduação stricto sensu, ponderada pelo número de matrículas. Para instituições sem programas de pós-graduação stricto sensu avaliados pela Capes, o IGC é a média ponderada dos CPC de seus cursos de graduação.

Divulgado anualmente, o resultado final do IGC é expresso em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). Notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias. Em 2015; 0,4% das IES obtiveram conceito 1; 4%, conceito 2; 67%, conceito 3; 16,6%, conceito 4 e 1,1 conceito 5.

Fonte: Assessoria

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/

Últimas Notícias