Neste sábado, dia 07, o movimento “O Sul é Meu País” promove um plebiscito informal para consultar a população dos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, sobre a possibilidade de se separar do restante do Brasil, tornando-se um país independente.

A organização da consulta, batizada de Plebisul, espera contar com a participação de um milhão de moradores dos três estados do Sul – o equivalente a quase 5% do eleitorado da região, composto por 21,28 milhões de pessoas.

Segundo os organizadores, qualquer eleitor pode participar do plebiscito, até mesmo aqueles que são contrários à separação. “O objetivo desta consulta popular é saber verdadeiramente o que pensam todos os sulistas”, justifica texto do movimento sobre o plebiscito. Em princípio haverá pelo menos uma urna em cada um dos 1.191 municípios dos três estados.

Em Dois Vizinhos serão instaladas quatro urnas, sendo uma no Ítalo Supermercados Sul e outras três na praça central, com horário das 8h30 até as 17 horas. Na microrregião, os locais de votação são os seguintes:

Cruzeiro do Iguaçu - COLÉGIO ESTADUAL DR ARNALDO BUSATO

Boa Esperança do Iguaçu - CÂMARA DE VEREADORES

São Jorge d'Oeste - EM FRENTE A FARMÁCIA SÃO JORGE

Salto do Lontra - PRAÇA ARNALDO BUSATO e EM FRENTE AO AUTO POSTO SOL NASCENTE

Nova Esperança do Sudoeste - CÂMARA DE VEREADORES

Apenas o município de Verê, que também deverá conter uma urna, não teve o local de votação divulgado no site do movimento. Para saber mais sobre os locais de votação clique aqui!

Direito de opinião

O movimento reconhece que o plebiscito não tem valor legal por não ter sido aprovado pelo Congresso. Aliás, a Constituição brasileira proíbe a separação de qualquer unidade da federação. Mas os organizadores afirmam que a consulta não fere a legislação por se tratar de uma manifestação pacífica de opinião, direito assegurado pela Constituição.

Durante o plebiscito, os eleitores que quiserem também poderão assinar um projeto de lei de iniciativa popular, para ser apresentado ao Congresso, propondo a realização de um plebiscito oficial em 2018 sobre o assunto. O movimento espera chegar a três milhões de assinaturas.

Não é a primeira vez que O Sul é Meu País realiza um plebiscito informar. Em outubro de 2016, outra consulta foi realizada. Á época, participaram 617,5 mil pessoas. E 95,75% disseram ser favoráveis à separação dos três estados do restante do Brasil.

Fonte: Gazeta do Povo/ Portal Educadora

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/

Últimas Notícias