No ano passado o movimento “O Sul é Meu País” realizou o plebiscito informal para consultar a população dos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, sobre a possibilidade de se separar do restante do Brasil, tornando-se um país independente.

Neste sábado, dia 07, a votação acontecerá novamente em todas as cidades da região sul, no horário das 8h30 às 17 horas, porém deverá contar com uma participação mais expressiva.

Em 2016 foram 617,5 mil pessoas e 95,75% disseram ser favoráveis à separação dos três estados do restante do Brasil, neste ano, embalado pela repercussão do movimento separatista da Catalunha e a indignação com os políticos em Brasília, a organização do Plebisul espera contar com a participação de 1 milhão de eleitores sulistas. Para isso, mais de 30 mil voluntários e 3.043 urnas disponíveis.

O movimento reconhece que o plebiscito não tem valor legal por não ter sido aprovado pelo Congresso e a Constituição brasileira proíbe a separação de qualquer unidade da federação. Mas os organizadores afirmam que a consulta não fere a legislação por se tratar de uma manifestação pacífica de opinião, direito assegurado pela Constituição.

Durante o plebiscito, os eleitores que quiserem também poderão assinar um projeto de lei de iniciativa popular, para ser apresentado ao Congresso, propondo a realização de um plebiscito oficial em 2018 sobre o assunto. O movimento espera chegar a três milhões de assinaturas.

Em Dois Vizinhos serão instaladas quatro urnas, sendo uma em frente ao Ítalo Supermercados Sul e outras três na praça central. Para votar o eleitor deverá levar apenas o titulo eleitoral.

Fonte: Portal Educadora

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/

Últimas Notícias