A terceira edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2017 terá inicio hoje, sexta-feira, dia 13, trazendo mais de 300 horas de programação gratuita, nos seis dias de realização. Neste ano, a maior feira do setor realizada no Estado do Paraná, conta com a parceria do Instituto Campus Party, até então inédita no Sul do Brasil, na realização da Campus Weekend Pato Branco, que acontecerá neste final de semana, dias 14 e 15.

Os portões do Parque de Exposições de Pato Branco estarão abertos para visitação, a partir das 19h, quando acontecerá a cerimônia de abertura da Inventum 2017. Na ocasião, estarão reunidas autoridades e lideranças estaduais, assim como representantes das entidades parceiras, que ao lado do prefeito Augustinho Zucchi e do presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, oficializarão o início da programação. 

Nos dias 14 e 15 de outubro, quando acontece a Campus Weekend, o acesso à feira será das 10h às 22h. Nos demais dias, de 16 a 18 de outubro, a visitação será das 08h30min às 22h. A programação da Inventum contará com competições de robótica nacionais, corrida de drones, competição de eficiência energética, concurso de aplicativos, participação de museus de ciência, espaço de games, cosplay, experiências com realidade virtual, festival de rock universitário, palestras, workshops, conferências, camping, além de diversas surpresas para o público.

Na programação de palestras da Inventum, destaque para André Noel, do “Vida de programador”, Iberê Thenório, do canal “Manual do Mundo”, o medalhista olímpico do vôlei brasileiro, Marcelo Negrão e o músico Thedy Corrêa, vocalista do Nenhum de Nós. Haverá, ainda, debate com os youtubers Gustavo Angheben, do “Assopra Fitas” e Dayana Lângaro, do “Vogue&Mode”. O diretor da Divisão Labbs do Banco do Brasil, Alexandre Lima, também integrará a programação, falando sobre soluções digitais que ainda não foram lançadas. Ao todo, a Inventum contará com 23 palestras e oficinas, que integram a programação do Tecsul 2017.

Assim como aconteceu nas edições anteriores, para participar das atividades da Inventum não haverá cobrança de ingresso, em que o acesso ao Parque de Exposições também será gratuito. Contudo, para assistir às palestras, é preciso se credenciar, gratuitamente, pelo site: www.inventum.org.br – os participantes receberão certificação. 

A praça de alimentação contará com 15 food trucks com ampla variedade de lanches, sendo que alguns estarão pela primeira vez na região. Também haverá restaurante e lancheria para atender os visitantes.

Campus Weekend 

Neste final de semana, dias 14 e 15, acontece a Campus Weekend Pato Branco, o primeiro evento promovido pelo Instituto Campus Party no Sul do Brasil. Serão mais de 90 horas de conteúdo, com mais de 70 palestrantes nacionais e internacionais que se apresentarão em quatro palcos – Feel The Future, Criatividade e Entretenimento, Ciência e Inovação e Empreendedorismo – para falar sobre temas como computação quântica, detecção de ondas gravitacionais, empreendedorismo, e muito mais.


Entre os destaques da Arena da Pato Branco Campus Weekend, estão o ator e cineasta norte-americano Paul Zaloom, o Beakman, que fará diversas demonstrações de ciência com o seu característico humor. Marcos Roberto Palhares, pioneiro no voo civil ao espaço, também está entre as atrações, assim como Carlos Cândido, doutorando em Computação Natural, que falará sobre o uso de drones. Os influenciadores digitais Irmãos Piologo, também marcarão presença, para contar como foi a trajetória da dupla rumo ao sucesso. 

Os ingressos para a programação da Campus Weekend podem ser adquiridos no endereço: www.brasil.campus-party.org/cpweekend-pato-branco. 

Campus Party e Inventum 

A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo que reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. Realizada pela primeira vez em 1997, na Espanha, a Campus Party conta hoje com mais de 475 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento também possui edições em Portugal, Itália, Singapura e África do Sul. Presente no Brasil há dez anos, a Campus recebe edições em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador e, agora, Pato Branco – a primeira cidade do interior, no mundo, a receber o evento.

Já a Inventum é realizada pelo Município de Pato Branco desde 2013, com edições a cada dois anos, sendo considerada um dos principais eventos de ciência e tecnologia do Paraná. Em 2015, em sua última edição, a Inventum reuniu mais de 60 mil visitantes. 

Fonte: Assessoria

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/

Últimas Notícias