Para comemorar o aniversário de 56 anos de emancipação politico/administrativa de Dois Vizinhos, a Prefeitura Municipal realizou ontem (27) o show com a dupla João Neto e Frederico.

Superando a expectativa dos organizadores que era entre 8 a 10 mil pessoas, a dupla levou ao centro da cidade mais de 15 mil pessoas.

O evento foi realizado no cruzamento das ruas 28 de Novembro e Travessa Arnaldo Busatto com a Avenida Dedi Barrichelo Montager.

Em entrevista a nossa reportagem, a dupla parabenizou o munícipio. “Pra gente (estar aqui) é um momento muito especial. Chegar a uma cidade como essa e ser muito bem recebido, com uma festa bonita e uma cidade organizada. Todo o show é um show especial. Parabéns cidade de Dois Vizinhos, nós ganhamos um presentão de estar aqui hoje”, disse João Neto. “Parabéns Dois Vizinhos, obrigado pelo carinho e pela receptividade”, destacou Frederico.

História

A cidade de Dois Vizinhos foi fundada em 28 de novembro de 1961, mas em meados do século passado, exploradores e tropeiros estabeleceram-se nos campos de Palmas, quando lá passavam vindos de Guarapuava e indo em direção ao sul. A fixação do homem em Palmas deveu-se ao comércio de muares que era feito entre Rio Grande do Sul e São Paulo e tinha essa região como uma passagem obrigatória. Em 1877 foi criado o município de Palmas pela Lei 484, sendo que seu território abrangia todo o Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná, estando nesta situação geográfica o futuro município de Dois Vizinhos.

Em 1892 pela Lei 28 é criado o município de Clevelândia, cujo território desmembrou-se de Palmas e automaticamente quase todo o sudoeste passa a lhe pertencer.

A Lei 790 de 1951, criou o município de Pato Branco, e assumiu o território de vários futuros municípios, entre os quais Dois Vizinhos.

Em 15 de novembro de 1953, foi criado o distrito administrativo e judiciário de Dois Vizinhos, sendo designado Teodorico Guimarães para subprefeito e Ary Jayme Müller para escrivão.

O município de Dois Vizinhos foi criado pela Lei nº 4254/60, de 25 de julho de 1960, através do projeto do então deputado Domício Scaramella, sancionado pelo Governador Moisés Lupion.

A instalação do município ocorreu em 28 de novembro de 1961, com a posse do primeiro prefeito eleito. No período entre a criação e a instalação do município, dois prefeitos foram nomeados: Ivo Cartegiani, pelo governador Moisés Lupion e Clemente Luís Boaretto, pelo governador Nei Braga.

Fonte: Portal Educadora

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/

Últimas Notícias