O aluno Victor Gudoski, do Colégio Estadual de Dois Vizinhos, foi premiado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) como finalista do programa Geração Atitude, com o projeto de lei que estabelece que todo aluno frequentando o 3º ano do ensino médio regular tem direito a fazer visitas a empresas, indústrias e faculdades. 
Ele foi selecionado entre 228 alunos das 160 escolas estaduais que participaram do projeto desenvolvido pelo Legislativo do Estado em parceria com o Ministério Público estadual, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Tribunal de Justiça e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado.
"Meu projeto é para que os alunos saiam do colégio preparados para o futuro. Muitos estudantes do 3º ano não sabem o que fazer depois que saem da escola. A ideia é que empresas e faculdades abram as portas para ver se é daquilo que o jovem gosta mesmo", explicou. Sobre a viagem a experiência de conhecer os prédios dos três poderes do Estado, Victor se mostrou empolgado. "´É uma experiência bem legal", contou.
A convite da Assembleia, os 26 autores dos projetos selecionados estiveram em Curitiba durante três dias, acompanhados pelos professores que orientaram seus trabalhos. Nesta etapa, designada como Caravana da Cidadania, eles tiveram a oportunidade de visitar e conhecer os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público estadual. Além disso, estudantes e professores visitaram os principais pontos turísticos da Capital.

O programa
O Geração Atitude foi formalizado em 2015, através da assinatura de convênio reunindo Legislativo, Executivo e Judiciário, com a finalidade de incentivar o exercício da cidadania nas escolas públicas da rede estadual, por meio de ações educativas. Entusiasta da iniciativa, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), destacou na ocasião a importância de estimular o debate sobre o funcionamento dos três poderes e das demais instituições entre os jovens, permitindo-lhes vivenciar de modo crítico o exercício da cidadania e da representação política.
Através do projeto os estudantes do Ensino Médio podem participar de gincanas culturais, palestras e aulas ministradas por professores e promotores de Justiça. Também aprendem a elaborar projetos de lei, emendas e decretos legislativos. Ações específicas, como o Geração na Escola, englobam um conjunto de atividades voltadas à formação cidadã, apoiadas em planos de aula relativos ao exercício da cidadania e que são definidos em linguagem simples e direta através do Guia do Cidadão, cartilha de 68 páginas discorrendo sobre democracia, política, eleições, direito ao voto, entre vários outros temas. A cartilha pode ser acessada por qualquer interessado pelos sites da Assembleia Legislativa e do Ministério Público estadual.

Fonte: Assessoria

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/

Últimas Notícias