Uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, 15, na Casa de Formação Divino Mestre, marcou o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade no Sudoeste do Paraná. Participaram o padre Valdecir Bressani, assessor da Pascom (Pastoral da Comunicação), Dom Edgar Xavier Ertl, Bispo da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão, Valderes Luiz Scalco, delegado-chefe da 19ª SDP, e Modoaldo Alves de Oliveira, investigador da Polícia Civil. Neste ano, o tema da campanha é "Fraternidade e superação da violência".

De acordo com Dom Edgar, a cada ano a Igreja propõe um tema para a sociedade refletir. Ele disse que a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) tem uma equipe que trabalha permanentemente o tema da Campanha da Fraternidade. "Há uma seleção, há critérios, que a equipe tem usado para as escolhas entre os muitos temas. A Igreja olhando sempre para a dimensão social do evangelho. O Evangelho de Jesus sempre nos pede para termos os olhos voltados para as pessoas", explicou.

Scalco falou que todos da sociedade são vítimas potenciais da criminalidade, "por isso que eu sempre tenho pregado a união de esforços para superar essa violência". Ele pediu que a sociedade de bem auxilie a polícia, "por mais boa vontade que a gente tenha, sem a ajuda da comunidade a gente não consegue desempenhar com tanta eficácia nossas funções". O delegado citou que na área da 19ª SDP, no ano de 1990, previa-se 213 servidores da Policia Civil para atuar nas delegacias da região. "Ou seja, quase 30 anos depois, eu tenho 72 servidores. Temos 33% do que já era necessário há quase 30 anos". E incentivou que a sociedade cobre das autoridades investimentos na área de segurança pública.

O investigador Modoaldo destacou que o tema escolhido pela Igreja Católica para a Campanha da Fraternidade é de grande relevância social. "Esse tema da violência, no meu entendimento é bastante complexo, desafiador, sempre atual e vem em boa hora. Para nós policiais que estamos todos os dias combatendo todo tipo de violência, especialmente as mais comuns como é o caso do homicídio, latrocínio, o roubo, furtos, violência domésticas, crimes sexuais, sabemos que a violência tem várias faces, sendo produzida por diversos fatores." Ele citou que a questão da violência envolve profissionais de muitas áreas além dos agentes de segurança pública, como professores, profissionais da saúde, advogados, imprensa, religioso, padres, pastores, leigos, entre outras pessoas.

Fonte: Jornal de Beltrão

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/

Últimas Notícias