A Amsop completou ontem, seus 50 anos de fundação. Neste período de cinco décadas, acompanhou e participou da evolução do Sudoeste, tanto em pautas diretamente ligadas à melhoria do poder público quanto às de desenvolvimento regional. Hoje a entidade representa 42 municípios e se consolida como uma das mais atuantes da região e em seu segmento no Paraná. A criação da associação aconteceu de maneira bem informal, em 1968: após a inauguração da Usina Júlio de Mesquita Filho, em Dois Vizinhos, os prefeitos presentes no evento não foram convidados para o almoço oficial com as autoridades e resolveram se organizar para ter mais consideração e vez em suas reivindicações. "Naquela época, os prefeitos não tinham muita atenção; e nós tivemos que ir almoçar em um sítio de um conhecido e aí resolvemos criar uma associação para que pudéssemos ter mais voz, sermos mais respeitos e fortalecer nossas cidades", conta o advogado Jaime Guzzo, então prefeito de Dois Vizinhos e primeiro presidente da Amsop. 
 
Sinal de TV foi a primeira luta
A principal prioridade da Amsop naquele tempo era trazer o sinal de TV para o Sudoeste, algo que se concretizou anos depois através do trabalho em conjunto dos prefeitos. Inicialmente a associação funcionou de maneira provisória na Prefeitura de Francisco Beltrão, depois se tornou itinerante - ia para o município de seu presidente - até que em 1983 construiu sua primeira sede própria. "A sede foi um marco porque permitiu ter um local de encontro, de discussões e reuniões entre os prefeitos e as lideranças, algo que até então era difícil de se fazer", conta o ex-prefeito de Francisco Beltrão João Arruda, que presidiu a Amsop na década de 80. De lá para cá, junto com outras entidades, a Amsop encabeçou e participou de conquistas como a ampliação da telefonia celular, a vinda da Embrapa e Samu, organização dos consórcios de saúde (ARSS e Conims), criação de um novo Batalhão da PM e dos cursos de Medicina na Unioeste e Fadep. 
 
Alinhada com a sociedade
A Amsop se tornou hoje o principal fórum de debates de assuntos relacionados ao Sudoeste e seu desenvolvimento, tudo feito a partir da organização de prefeitos junto com outros setores (entidades, federações e governos), além de ter voltado seu foco para a profissionalização do setor público. "Nós continuamos existindo porque a Amsop sempre esteve antenada com aquilo que a sociedade pensava e acompanhou todo o processo de evolução da administração pública. Para se ter uma ideia, antigamente a entidade brigava por questões que hoje são básicas, como telefonia, estradas e ensino superior. Hoje as pautas são outras - modernização de estradas, ampliação de universidades, cidades digitais, aeroporto, um hospital público para a microrregião de Beltrão - e isso evidencia a necessidade de estarmos alinhados com a população", afirma o presidente Moacir Fiamoncini. 

Fonte: Assessoria

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/

Últimas Notícias