blog-details
  • 19 Mar 2018

  • Foto: Alexandre Baggio/JdeB

  • 496

Na quinta-feira, aconteceu a inauguração da nova sede do Instituto Emater em Dois Vizinhos. A sede ficou mais ampla, ganhou salas para o escritório regional e local, um auditório e garagem.  A Emater chegou a Dois Vizinhos no ano de 1979 e participou ativamente das mudanças da agricultura na região, que tem o maior Valor Bruto de Produção (VBP) por hectare do Paraná. Em 2012, foi inaugurado o escritório regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) e, em 2013, foi a vez do escritório regional da Emater, ambos numa luta dos ex-deputados Luis Fernandes Litro (PSDB) e Rose Litro (PSDB). 
A obra foi projetada pelo escritório duovizinhense D2 Arquitetura e Urbanismo e executada pela Cazenge Engenharia e Construtora. A inauguração contou com a presença de diversas autoridades de toda a região. O secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e o diretor presidente da Emater, Rubens Niederheitmann, estavam com presença confirmada, mas não conseguiram vir para o Sudoeste em virtude do mau tempo que não possibilitou teto para a aeronave decolar de Curitiba. 

Pronunciamentos
O prefeito Raul Isotton (PMDB) falou que a inauguração da nova sede da Emater é a realização de um sonho. "Quando assumimos, toda semana o Valdir Koch (gerente regional do Emater) ia no gabinete para iniciarmos a obra. Existia uma pendência da Prefeitura com a entidade e, através disso, nos comprometemos a pagar a mão a obra e fazer a terraplenagem. Temos que agradecer ao Governo do Estado, através do deputado estadual Paulo Litro (PSDB), pela parceria, que vem trazendo muitos benefícios para Dois Vizinhos." 
Valdir Koch, chefe regional da Emater, estava emocionado e fez diversos agradecimentos. "Depois de tanto tempo, com muita gente que não acreditava, essa obra saiu através da persistência de toda a equipe. Nós temos orgulho de tudo isso que foi feito." Ele lembrou a história do escritório regional. "Quando começamos, em 2013, pedimos duas salas para o prefeito. O sonho nasceu do ex-deputado Luis Fernandes Litro (PSDB) e foi concretizado no mandato da Rose Litro (PSDB). Agora, o Paulo Litro (PSDB) continuou acreditando no projeto e estamos inaugurando essa nova unidade. Desde que assumiu, o Raul disse que seria parceiro. Em julho de 2014, a Emater licitou os materiais e em março de 2016 a Prefeitura licitou a mão de obra", recordou. 
A nova unidade vai abrigar quatro técnicos da Emater de Dois Vizinhos e outros quatro técnicos da Emater Regional. O espaço conta ainda com sala de reuniões e garagem. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 360 mil, mais R$ 108 mil da Prefeitura, que também fez o serviço de terraplenagem. 
O presidente da Câmara, Adriano Santiago (Rede), o Dida, que é engenheiro da Cohapar, falou sobre a importância da entidade. "Trabalho muito com os técnicos da Emater na questão de habitação rural e respeito muito o trabalho de vocês com todos os agricultores. Parabéns por essa nova sede, que é uma obra única no Paraná", completou. 
Vinícius Deotan Coletti, chefe regional da Seab, representou Norberto Ortigara e também elogiou a nova sede. "O nosso secretário Ortigara queria muito estar aqui, porque ele sempre lutou muito pela Emater, onde ele buscou enquadrar os técnicos, abrindo 400 vagas. Além disso, estamos vivendo outro plano de demissão voluntária (PDV), já que no primeiro saíram 143 técnicos e entraram 143, dando condições para quem tem 30, 40 anos de casa sair e descansar. Eu sempre digo que a Emater participou como protagonista da agricultura do jeca-tatu para a agricultura de ponta", completou.
Por fim, o deputado Paulo Litro (PSDB) representou o governador Beto Richa (PSDB) e lembrou que o terreno para a construção da antiga sede da Emater, que foi destruída para dar local a nova, foi doado pelo seu avô, Ervelino Coletti, quando prefeito do município entre 1973 e 1977. "Estávamos conversando e chegamos à conclusão que a vinda da Emater começou com o meu avô, que doou esse terreno para o instituto. Em seguida, meu pai, quando deputado, elaborou a lei estadual, minha mãe, quando deputada, inaugurou os escritórios regionais da Seab e da Emater e hoje eu tenho o privilégio de participar da inauguração desse novo prédio, com mais espaço para atender melhor os sete municípios", destacou. 
Ele ressaltou a importância da agricultura para o Paraná. "O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná cresceu 2,5 vezes mais do que os outros Estados brasileiros e o principal segmento é a agricultura."

Fonte: Alexandre Baggio/ Jornal de Beltrão

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/

Últimas Notícias